coluna deni zolin

Agrotóxicos são encontrados em 38 das 42 amostras de abelhas mortas na região

18.306


Foto: Kauane Fão Folgerini (Arquivo Pessoal)

O Laboratório do Ministério da Agricultura no Estado (Lanagro) detectou agrotóxicos em 38 das 42 amostras de abelhas mortas em cidades gaúchas. Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura (Seap), os técnicos coletaram amostras e descartaram que a mortandade de enxames ocorreu por outras doenças, ficando a conclusão de que foi por agrotóxicos.

Agrotóxico tem sido usado de forma incorreta em lavouras de arroz na região

Aqui na região, os exames acharam, nas abelhas, a presença de fipronil (usado para matar formigas) e outros agrotóxicos em amostras das cidades de Santiago, Nova Esperança do Sul, Mata, São Vicente do Sul e Capaçava do Sul, enquanto em Cruz Alta e São Gabriel, foram achados outros defensivos. Em Itacurubi, foi achado só fipronil.

O diretor da Divisão de Insumos e Serviços da Seap, Rafael Friedrich de Lima, disse ao Diário que parte dos agricultores não tem respeitado a distância mínima para a aplicação de alguns agrotóxicos, como o Proclaim 50, para matar lagartas, o que tem causado a morte de abelhas.

Santa Maria e Ijuí vão receber primeiras filiais de multinacional do agronegócio

Outro uso irregular tem sido colocar inseticida, como o fipronil, junto com herbicida na hora de matar ervas daninhas que estão em época de floração, o que atrai as abelhas e gera mortes. Segundo Lima, os apicultores devem registrar as mortandades na Secretaria de Agricultura para que sejam investigadas. Ele admite que é difícil punir agricultores com as multas previstas, de até R$ 17 mil, devido à complexidade para identificar quem aplicou agrotóxicos de forma errada. Por isso, defende que apicultores e agricultores devem se aproximar, para que os últimos avisem os produtores de mel quando vão aplicar agrotóxicos, amenizando os riscos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MP pede suspensão da venda de inseticida que causou morte de abelhas na região Anterior

MP pede suspensão da venda de inseticida que causou morte de abelhas na região

Palestra nesta quarta debaterá uso indevido de agrotóxico em lavouras de arroz na região Próximo

Palestra nesta quarta debaterá uso indevido de agrotóxico em lavouras de arroz na região

Agronegócio