Poder das cooperativas

Na Cotrijuc, cooperativismo traz a união para o fortalecimento

Diogo Brondani

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

O cooperativismo como instrumento de política agrícola, alternativa de desenvolvimento e modernização agrária, está presente em praticamente todo o Rio Grande Sul. Muitas regiões do Estado têm a força desse tipo de trabalho como pilar principal para impulso econômico. Fundada em 1950, a Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos (Cotrijuc) nasceu da união de 24 produtores rurais que sentiram a necessidade de organização para encontrar mecanismos para suprir as dificuldades de beneficiamento, logística e comercialização das safras de trigo. O grupo viu no cooperativismo a alternativa para comercialização conjunta dos seus produtos.

Conforme o presidente Caio Fernandez Vianna, o cooperativismo vem sendo aprimorado e colocado em prática há 71 anos.

- É importante comemorarmos essa data (3 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo) e essa forma de trabalho, a qual considero como a mais democrática e solidária, pois as pessoas se organizam para empreender, trabalhar e compartilhar os frutos desse trabalho. Nesse momento de tecnologia, globalização e interação, em que grandes grupos fazem fusões, o cooperativismo já fazia isso desde o seu nascimento, pois está na sua essência o princípio de que a união torna os negócios mais fortes e os cooperados melhor estabelecidos, oportunizando a eles acesso a produtos e serviços de uma forma mais econômica e de qualidade - considera o presidente.

ATUAÇÃO

A Cotrijuc atende hoje uma grande região do Estado, presente com unidades próprias de negócio em 13 municípios e atuando, principalmente, na área de grãos, com recebimento, beneficiamento, comercialização e logística. Na área de insumos, garante suporte para que o produtor possa fazer um bom plantio e uma boa safra. Para isso, conta com convênios e atua como representante das principais marcas de insumos.

- Quando se fala em suporte ao cooperado, a Cotrijuc conta com uma área técnica terceirizada robusta, uma rede de atendimento que vai dentro da propriedade buscando sempre o sucesso das atividades e a rentabilidade por meio de um manejo adequado. Além de contar com uma ampla área de varejo, rede de insumos e agroindústria de rações que garantem ao produtor acesso a produtos com qualidade e preço - afirma Vianna, complementando que está sendo feito investimentos na área de produção animal, para atender as demandas e fortalecer ainda mais o agronegócio.

A cooperativa também tem o objetivo de defender os produtores junto aos órgãos públicos, bem como participar de discussões de temas que possam gerar melhorias ao agro como um todo.

- Trabalhamos com a necessidade de estarmos nos transformando e nos atualizando para permanecermos como uma grande empresa de contribuição para o agro brasileiro, visto que, já passaram por aqui discussões extremamente importantes sobre melhorias no segmento, como as tecnologias conservacionistas, o uso racional dos agroquímicos, a transgenia, a securitização de dívidas de produtores, entre outros temas - aponta o presidente, destacando que a Cotrijuc é a terceira cooperativa que mais recebe soja no Rio Grande do Sul e que estima um faturamento de mais de R$ 2 bilhões em 2022.

SAIBA MAIS

Postos de Combustíveis: Júlio de Castilhos, Quevedos e Pinhal Grande

Agropecuárias: Júlio de Castilhos (Sede e Três Mártires), Pinhal Grande, Quevedos, Ivorá, Santa Maria (São Valentim)

Fábrica da Rações

Insumos Agrícolas: Defensivos; Fertilizantes; Sementes; Leite.

Supermercados: Pinhal Grande (físico); Quevedos e Júlio de Castilhos (online)

E-Commerce: cotrifacil.com.br

Unidades de Recebimentos de Grãos: Júlio de Castilhos (Sede, Val de Serra, Coxilha Bonita e Três Mártires); Itaara, Ivorá, Quevedos (Sede e Alto Toropi); São Martinho da Serra; Tupanciretã (Ivaí); Santa Maria (São Valentim); São Gabriel (Umbu); Unidade Santo Antão em Júlio de Castilhos - Parceria com a Camnpal;
Parceria Comercial: Camal (Bagé) e Cobrarroz (Dom Pedrito)

Assista o vídeo e saiba mais sobre a Cotrijuc:

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

A cooperação como alternativa para a construção de sociedades mais prósperas

Próximo

Diversificação e marcas próprias levam o nome Camnpal a todo país

Diário de Santa Maria