data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: FGF (Divulgação)
Podemos dar como principal mudança do Campeonato Gaúcho deste ano os novos horários para as partidas que serão televisionadas pela TV aberta. Os jogos de quarta-feira passarão a ser transmitidos à tarde, às 16h ou às 16h30min, não mais durante à noite, como nos anos anteriores. Os sábados também serão de futebol na mesma faixa da tarde, substituindo o horário de domingo.
Os jogos de quarta-feira, por serem à tarde, são os que mais trouxeram discordância entre os santa-marienses, uma vez que neste horário muitos ainda estão no trabalho e não vão conseguir acompanhar as partidas. O Diário foi até o centro de Santa Maria para ouvir o que dizem os torcedores.
O servidor público Paulo Ricardo de Freitas Silva, 47 anos, diz que é apaixonado por futebol e dará um jeito de assistir, mas sabe que o horário não favorece a todos:
- À tarde não ficou muito bom. Só depois de colocar em prática a gente vai dizer, mas não parece um bom horário.
De acordo com o ex-policial militar e ex-vice-presidente do Inter-SM, Dauter Dutra Berlese, 77, partidas de futebol ocorrem todos os dias, seja no Brasil ou no mundo, assim, sempre terá algo sendo transmitido na TV, e por conta disso, ele não sentiria falta se deixar de acompanhar algumas partidas do Campeonato Gaúcho. Ele fala também sobre a questão financeira envolvida nos direitos de transmissões.
- Quem manda são as televisões que transmitem os jogos. Os horários são deles, então não é o problema de gostar ou não gostar. É uma necessidade dos clubes para ter receita e ninguém vai mudar - fala.
NOS ESTÁDIOS
A questão de público dos estádios também pode ter uma redução, especialmente nos jogos da tarde, uma vez que muitos trabalham:
- Vai reduzir a participação de quem vai aos estádios. Muitas pessoas não vão poder ir - diz o estudante Guilherme Gonçalves Santana, 17 anos.
Bruno Henrique Bayer, 31 anos, trabalha no setor de construção civil e, para ele, o problema de ir aos estádios nessa época do ano é o calor, mas a situação permanece cômoda para quem assiste de casa.
VETERANOS
Santa Maria é conhecida por ter um forte futebol de veteranos, com partidas disputadas, na maioria, aos sábados. O radialista Jorge Rodrigues, o Faísca, chama a atenção para estas categorias que atraem o público local aos finais de semana:
- Em Santa Maria vai ser difícil o pessoal aceitar esses horários à tarde, pior no sábado, que é o dia do futebol amador - lembra o radialista.
Da mesma forma pensa Neri Rodrigues de Souza, 66 anos, que acompanha os veteranos de Santa Maria.
- As pessoas não vão deixar de praticar esportes para ver os jogos do Gauchão. Nos dias de semana e sábado à tarde acho que não vai ter muito sucesso. Deveria ser como sempre foi, ou na noite ou domingo pela tarde - conta o aposentado.
NAS REDES
O Diário perguntou nas redes sociais o que os seguidores pensam sobre a mudança. O resultado foi equilibrado.
- 51% dos seguidores acham a mudança favorável
- 49% dos seguidores são contrários à mudança
*Colaborou Gabriel Marques