Santa-mariense conquista dois troféus em campeonato de fisiculturismo em Porto Alegre

Santa-mariense conquista dois troféus em campeonato de  fisiculturismo em Porto Alegre

Foto: Léo Gomes (Divulgação)

Amanda é formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria e atualmente está cursando mestrado na área de Geotecnia e Pavimentação, também na UFSM.

Amanda Bitencourt, 23 anos, conquistou 1° e 3° lugares nas categorias Wellness Jr e Wellness Sênior na Copa dos Campeões 2023, realizada em Porto Alegre, no último fim de semana. A dobradinha marcou a estreia da atleta no universo do fisiculturismo. Ela subiu ao palco exibindo um shape 100% natural.

— Eu me sinto muito orgulhosa, pois descobri uma nova versão minha, muito mais forte do que eu imaginava que era – conta a competidora. 

Amanda, que também é professora de taekwondo, relembra que a ideia de subir aos palcos surgiu a partir do namorado Pedro Jacobi Chaves, da nutricionista Tanise Michelotti e do treinador Gabriel Merlin:


— Todo esse processo ocorreu de forma muito natural, eles me incentivaram e eu fui gostando dessa oportunidade de experimentar um esporte novo, porque eu amo esporte. [...] Eu vi como um novo desafio para mim. Queria realmente testar meus limites e ver até onde eu poderia chegar.


O evento foi promovido pela Federação de Bodybuilding e Fitness do Rio Grande do Sul (IFBB-RS) e recebeu atletas de diferentes categorias no Salão de Atos da PUCRS. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Preparação

Em fevereiro, Amanda deu início a uma rotina intensa de treinos com até 3 horas de duração, em que fazia até seis refeições por dia. Tudo era milimetricamente calculado pela equipe, que planejou cada fase pensando no ganho de massa muscular – processo conhecido como "bulking", até o "cutting" – momento em que as calorias são reduzidas para baixar o percentual de gordura corporal.

— A dieta e os treinos de uma pessoa que é atleta são muito diferentes de uma pessoa que quer apenas ter uma rotina saudável. De fato tem que ter muita disciplina, organização e uma mentalidade forte para aguentar.

A nutricionista Tanise Michelotti, também natural de Santa Maria, cuida da alimentação da atleta desde setembro do ano passado.


A última semana de preparação para o campeonato é chamada de "peak week", período em que a ingestão calórica fica ainda mais baixa e até o sódio e a água consumidos são controlados. Em alguns dias, Amanda chegou a consumir 7 litros de água. 


— É o período mais desgastante, e talvez o mais desafiador. Pois é aí que nosso corpo vai se aproximando do limite dele. Não tinha refeições livres, nenhum tipo de doce. Qualquer saída, eu levava minhas marmitas — conta.


Amanda ao lado do namorado Pedro (à esquerda) e o treinador Gabriel (à direita)Foto: Léo Gomes (Divulgação)

Saldo positivo

Todo o esforço fez com que Amanda trouxesse dois troféus para casa: um deles foi o 1° lugar na Wellness Júnior, categoria sem distinção de altura para atletas de até 23 anos. Esta é uma das categorias mais concorridas em campeonatos de fisiculturismo, caracterizada por um tipo físico harmônico em membros superiores e inferiores, em formato de X ou ampulheta.

Já na categoria Wellness Sênior até 1,63m, Amanda era a única estreante e garantiu o 3º lugar:


— Esse top 3 teve um peso muito maior, pois eu competi com mais 7 atletas, e todas já competem há mais tempo e fazem uso de medicamentos. Eu era a única estreante e a única natural no palco nessa categoria.


Momentos da prepração no backstage. Fotos: Arquivo pessoal.

Novos desafios

Amanda, que sempre contou com o apoio da família e amigos, pretende ir além no esporte. Apesar da rotina cansativa, ela conta que a expectativa é competir em 2024:

— Acho que de uma certa forma foi o fisiculturismo que me escolheu, então por enquanto não quero parar. Quero ver até onde posso chegar, sempre mantendo minha essência e meus princípios, que é trazer visibilidade para o bodybuilding natural, sem uso de medicamentos.

No próximo mês, Amanda irá começar a cursar Educação Física na Uninter.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inter-SM confirma mais quatro atletas da base promovidos ao profissional Anterior

Inter-SM confirma mais quatro atletas da base promovidos ao profissional

Time da Região garante acesso e enfrentará os grandes do futsal gaúcho Próximo

Time da Região garante acesso e enfrentará os grandes do futsal gaúcho

Esportes