Programa que permitirá o ingresso de atletas de alto rendimento na UFSM deve ser lançado no próximo semestre

Programa que permitirá o ingresso de atletas de alto rendimento na UFSM deve ser lançado no próximo semestre

Foto: Nathália Schneider

Com o retorno do vestibular na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) outras modalidades de ingresso também estão sendo implementadas na instituição. No próximo semestre, esportistas terão a oportunidade de se tornarem alunos da Universidade por meio do Programa de Ingresso de Atletas de Rendimento ao Ensino Superior (Piares).

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A iniciativa possibilita que os atletas possam conciliar educação e prática esportiva. Inicialmente cerca de 40 cursos da universidade devem aderir ao programa com a destinação de até 5% das vagas à pessoas que poderão fazer parte das equipes profissionais das modalidades de atletismo, futsal, voleibol e handebol.

Conforme a Pró-Reitoria de Graduação, a publicação do edital com todos os detalhes para o ingresso está prevista para janeiro de 2024.

– Esse já é um modelo muito forte nos Estados Unidos e Europa e que consegue engajar e dar oportunidade para aqueles que buscam avançar no esporte e também na carreira universitária. A conjugação das duas coisas é importante e a UFSM tem condição de proporcionar isso – explica o Pró-Reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch.

O Piares deve contemplar três perfis. O primeiro é o atleta jovem que está iniciando no esporte e precisa decidir entre seguir a carreira esportiva, estudar ou trabalhar. Nesse caso, o programa é um incentivo para o indivíduo se dedicar à modalidade a fim de ingressar na Universidade. O segundo perfil é o atleta que tem potencial em um patamar local e regional, mas, por falta de suporte, ainda não vingou em competições nacionais. Com a estrutura e o conhecimento da Universidade, ele pode se desenvolver e elevar o nível profissional. Por último, serão beneficiados os atletas que estão em transição de carreira e se encaminhando para a aposentadoria.

O professor do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM e autor do projeto, Luiz Fernando Cuozzo Lemos, destaca que o novo programa tem potencial para transformar a área do esporte e destacar o conhecimento desenvolvido na instituição.

– A grande expectativa desta nova política que vai ser implementada pela UFSM é de oportunizar um reconhecimento para um segmento bastante importante da sociedade por meio da formação acadêmica. São benefícios para o estudante, que vai poder estar em um curso superior e se desenvolver no esporte, mas também para a instituição, que vai agregar novos conhecimentos e ter representantes no cenário esportivo. Isso fará com que a universidade possa ampliar seus resultados, que já são excelentes nas diversas modalidades esportivas que ela participa – afirma o docente.

Desde que a proposta foi apresentada, outras universidades federais do país já entraram em contato com o professor para replicar o programa.

– Quando o Piares se disseminar em outros lugares, a concorrência de ingresso será, em sua grande maioria, local. Daqui a 20 anos nós vamos para as Olimpíadas e dizer: “como melhorou”. Será que é sorte ou é política? – complementa Lemos.

Como vai funcionar

  • Cursos poderão disponibilizar 5% das vagas para o Programa de Ingresso de Atletas de Rendimento ao Ensino Superior (Piares).
  • Para selecionar os candidatos, serão seguidos critérios acadêmicos e esportivos. As notas serão compostas em:
    • 50% pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
    • 50% pelo desempenho e o nível esportivo na carreira do concorrente
  • Fatores como ser medalhista ou ter participado de Olimpíadas, jogos Pan-Americanos ou campeonatos nacionais, serão levados em conta.
  • Atletas selecionados ingressam no curso escolhido e passam a integrar equipes esportivas da instituição.

A UFSM ainda prevê a implementação de uma política de incentivo à prática de esportes entre docentes, TAEs e discentes a partir das Unidades de Ensino e Política de fomento às equipes esportivas representativas da instituição.

* Colaborou: Luís Gustavo Santos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com 53,68% dos votos, Alessandro Barcellos é reeleito presidente do Inter Anterior

Com 53,68% dos votos, Alessandro Barcellos é reeleito presidente do Inter

Equipe de formação do Soldiers realiza amistoso neste domingo Próximo

Equipe de formação do Soldiers realiza amistoso neste domingo

Esportes