Luana Taborda conquista oito medalhas no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade

Luana Taborda conquista oito medalhas no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade

Foto: CBCa (Divulgação)

A santa-mariense Luana Taborda conquistou oito medalhas em nove provas disputadas no Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem Velocidade, que ocorreu entre os dias 10 e 15 de setembro, em Lagoa Santa, Minas Gerais. Revelada pela Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (ASENA), a atleta representa a Associação Náutica Curitiba (ANC) e é vista como uma das principais promessas do esporte no Brasil. Sendo assim, ela já sonha e trata como principal objetivo a participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Aos 16 anos, a jovem é a melhor competidora na categoria cadete (15 e 16 anos). Desde janeiro, ela reside em Curitiba e conta que o principal motivo para a mudança foi em função de procurar um treinamento mais intenso, principalmente visando a participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

– O meu maior objetivo é ir para Los Angeles, e eu me mudei para Curitiba pensando nisso. O meu treinador me mostrou que é possível atingir esse sonho. É o que eu penso diariamente – disse Luana Taborda, que é treinada por Cleverson Silva dos Santos, técnico natural de Santiago.

No Campeonato Brasileiro foram três provas individuais, três em dupla e três em quarteto. A única disputa que Luana Taborda não teve o desempenho esperado foi nos 500m individual, prova em que a jovem mais se esforçou. No entanto, um defeito em seu barco fez com que ela não concluísse a etapa com perfeição.

Mesmo assim, a santa-mariense subiu ao topo do pódio cinco vezes, sendo duas em categorias individuais e três nas provas em dupla. Nas três competições em quarteto, ela garantiu a medalha de prata.

Encontro com um ídolo

Foto: Arquivo Pessoal

Apesar da frustração com a prova não concluída, Luana Taborda teve muito o que comemorar no Campeonato Brasileiro. Em um primeiro momento, seu desempenho a consolidou cada vez mais como um destaque nacional da canoagem. Além disso, após um dos dias de competição, a gaúcha foi chamada por Isaquias Queiroz, dono de cinco medalhas olímpicas, para tirar uma foto. O atleta ainda presenteou Luana com uma camiseta autografada e com broches.

– Ele é uma grande referência para mim. Eu estava arrumando as coisas para irmos embora e um moço me chamou. Ele disse que o Isaquias queria tirar uma foto comigo e me presentear pelo meu desempenho, além de saber do acontecido com o meu barco – disse Luana, feliz.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Antonio Oliveira

POR

Antonio Oliveira

antonio.oliveira@diariosm.com.br

Inter-SM promove jantar logo depois da reunião do Conselho na próxima segunda-feira Anterior

Inter-SM promove jantar logo depois da reunião do Conselho na próxima segunda-feira

UFSM Futsal conhece datas e adversário das oitavas de final da Série Ouro Próximo

UFSM Futsal conhece datas e adversário das oitavas de final da Série Ouro

Esportes