Foto: Sebastián Lasquera (Divulgação)

A atleta Jaqueline Weber, 29 anos, conquistou uma medalha de ouro nos 800 m do Campeonato Sul-Americano Indoor de Atletismo, que foi disputado no sábado (22) e no domingo (23), em Cochabamba, na Bolívia. Natural de Teutônia, no Vale do Taquari, a corredora concluiu o mestrado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em dezembro de 2024, ao defender sua dissertação sobre a transição de carreira e o envelhecimento de atletas olímpicos do atletismo.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Jaqueline concluiu a prova em 2min10seg, mais de um segundo à frente da segunda colocada. Além das outras competidoras, a brasileira ainda teve de enfrentar os 2,5 mil metros de altitude da cidade boliviana. O feito da gaúcha ainda ajudou o Brasil a confirmar o título geral, além das conquistas nas categorias masculino e feminino. A competição contava com atletas de outros 11 países. O Brasil somou 28 medalhas.
Em 2024, Jaqueline esteve próxima de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Paris. Contudo, em função de complicações de saúde, teve de desistir de algumas competições, que contavam pontos importantes nas classificatórias.
Esta é a primeira vez que a atleta garante o título no Sul-Americano. Em 2022, foi vice-campeã nos 800 m e terceira colocada nos 1500m. No ano seguinte, ficou com a quarta posição nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Em 2024, garantiu a prata no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo.
Desde o ano passado, Jaqueline Weber deixa claro que a principal meta da carreira é estar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028. Para 2025, a grande competição é o Mundial de Atletismo, que ocorre em Tóquio, em setembro.