Mestranda da UFSM e atleta, Jaqueline Weber já treina para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028

Mestranda da UFSM e atleta, Jaqueline Weber já treina para os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028

Foto: Wagner do Carmo (CBAt)

A atleta dos 800m e dos 1500m, Jaqueline Weber, já está com a cabeça nos Jogos Olímpicos de 2028. Em entrevista ao programa Papo D Esporte desta quinta (15), ela revelou que já começou os treinamentos para as competições do ciclo olímpico que se iniciou após a edição de Paris. Em 2024, a gaúcha esteve perto de garantir a vaga na disputa, mas acabou perdendo campeonatos importantes em decorrência de imprevistos de saúde.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A vaga perdida

Com foco direcionado para a Olimpíada de Paris desde o segundo semestre de 2023, Jaqueline Weber garantiu o quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, nos 800m, e terminou o ano dentro do ranking de classificação. Em 2024, ela optou por ir à Colômbia para treinar na altitude e, na sequência, passou 45 dias nos Estados Unidos para competir. Depois, foi à Europa com o objetivo de seguir participando de torneios que rendessem uma maior pontuação. Vale destacar que a classificação no atletismo inicia um ano antes dos Jogos e ocorre via índice, quando o atleta atinge uma marca específica na pista, ou via ranking, no qual o competidor precisa estar entre os 50 melhores do mundo. A primeira alternativa é direcionada geralmente aos finalistas das provas, enquanto a segunda acaba sendo a alternativa dos demais.

No período no Velho Continente, Jaqueline acabou contraindo influenza e sua saúde ficou debilitada, impedindo que a atleta de 29 anos disputasse competições importantes para a somatória de pontos, como o Troféu Brasil, disputado no final do mês de junho deste ano. Sendo assim, ela teve de abrir mão da vaga para Paris.

– Foi um processo muito dolorido. Eu estava dentro do ranking de pontos e na hora que eu precisava confirmar com as duas provas, eu não pude fazer. Psicologicamente foi duro, mas tive de passar pelo processo – contou a atleta.


A ida aos Jogos de Paris

Apesar de não garantir a vaga nas pistas, Jaqueline Weber esteve em Paris para acompanhar as provas do atletismo. Atualmente ela ocupa o cargo de vice-presidente da Comissão dos Atletas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e esteve acompanhada do presidente da Comissão dos Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Fabiano Peçanha. Enquanto atleta dos 800m, ele participou das Olimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012). Os dois são casados.


O estudo

Natural de Teutônia, Jaqueline é formada em Educação Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Desde 2021, ela é aluna de mestrado na Universidade Federal de Santa Maria e espera concluir essa etapa acadêmica em 2024, com a defesa de sua tese, que aborda a gerontologia como temática, estudando sobre o envelhecimento de atletas brasileiros.


O objetivo para 2028

Com a cabeça na Olimpíada de Los Angeles, em 2028, Jaqueline não esconde que já iniciou os treinamentos para as competições futuras, que podem render classificação aos Jogos. O foco mais próximo é o Mundial de Atletismo, que ocorrerá em setembro do ano que vem, em Tóquio, no Japão. Até lá, ela deve intensificar os treinos e participar de outras provas de menor expressão.

– Felizmente eu consegui ir para Paris, sentir o clima e poder recuperar a energia. Nós já começamos um trabalho, pensando em Los Angeles 2028, que passa primeiramente pelo Campeonato Mundial de Atletismo de 2025, em Tóquio – confirmou a gaúcha.

Durante a entrevista, ela também confessou que este deve ser o seu último ciclo olímpico, já que tem o desejo de ser mãe. Ao final da Olimpíada de Los Angeles, Jaqueline terá 33 anos.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Antonio Oliveira

POR

Antonio Oliveira

antonio.oliveira@diariosm.com.br

Inter-SM estreia na Copa Regional de Base neste domingo Anterior

Inter-SM estreia na Copa Regional de Base neste domingo

27ª Copa Druzian começa no domingo com três jogos no Complexo do Gauchão Próximo

27ª Copa Druzian começa no domingo com três jogos no Complexo do Gauchão

Esportes