Atividade

Festival Paralímpico realizado na UFSM proporciona inclusão de crianças por meio do esporte

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal de Santa Maria é uma das sedes do Festival Paralímpico Loterias Caixa. Em uma das etapas, o evento esportivo ocorreu neste sábado (20). A próxima está marcada para o dia 23 de setembro. Foram quatro as modalidades desenvolvidas: vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, atletismo e bocha adaptada. 

O festival é uma promoção do Comitê Paralímpico Brasileiro e tem como objetivo oferecer às pessoas com deficiência, especialmente crianças e adolescentes, a experiência de vivenciar algumas das modalidades paralímpicas e propiciar a inclusão social dos participantes por meio do esporte. A UFSM, representada pelo Núcleo de Apoio e Estudos da Educação Física Adaptada (Naeefa), é um dos 120 núcleos escolhidos por meio de edital público, em todo o país, para sediar este evento, que ocorre nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

De acordo com a coordenadora do Naeefa, Luciana Erina Palma, embora o festival seja voltado para crianças e adolescentes com deficiência, pessoas sem deficiência também podem integrar a atividade. 

A primeira edição do festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades, com a participação de mais de 7 mil crianças. No ano passado, o evento teve a sua maior edição até aqui, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades brasileiras.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inter-SM sai na frente, mas cede empate para o Bagé no Presidente Vargas Anterior

Inter-SM sai na frente, mas cede empate para o Bagé no Presidente Vargas

Para se manter no G-4, Inter-SM recebe o Bagé neste domingo Próximo

Para se manter no G-4, Inter-SM recebe o Bagé neste domingo

Esportes