Fotos: Pablo Nunes/Ypiranga & Tiago Pavini/Ferroviária SAF
João Felipe (esq.) e Chico Bala (dir.) reforçam elenco alvirrubro para o Gauchão

Depois das oficializações de Yuri Mamute e do retorno de Michel, o Inter-SM confirmou, nesta quinta-feira (13), a chegada de mais dois reforços para a disputa do Campeonato Gaúcho de 2026. O atacante João Felipe e o lateral-esquerdo Chico Bala são as novas caras do elenco alvirrubro, que segue sendo montado para o retorno à elite estadual.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Confira em mais detalhes quem são os reforços anunciados nesta quinta:
João Felipe

Natural de Erechim, João Felipe tem 26 anos, 1m80cm de altura e se destaca pela velocidade e versatilidade. Com carreira marcada por passagens em diversos clubes do futebol brasileiro, o atacante construiu boa parte de sua trajetória justamente no Ypiranga de Erechim, onde atuou em duas passagens, em 2018/19 e depois em 2024/25. Ao todo, soma 64 partidas e 5 gols pela equipe de sua cidade natal.
No Rio Grande do Sul, também defendeu Bagé, Esportivo e São Luiz, clubes pelos quais se destacou em boas campanhas. Foi campeão da Divisão de Acesso em duas oportunidades: com o Ypiranga, em 2019, e com o Esportivo, em 2022. No São Luiz, sagrou-se campeão da Copa FGF, sendo vice-artilheiro da competição com seis gols, atrás apenas de Michel, outro reforço recentemente anunciado pelo Inter-SM.
Além do futebol gaúcho, João Felipe passou por equipes dos estados de Goiás, Santa Catarina, Maranhão, São Paulo, Alagoas, Paraná e Espírito Santo, com destaque para as boas atuações pela Inter de Limeira e pelo CSA.
O atacante viveu um dos melhores momentos da carreira no Sampaio Corrêa, do Maranhão, em 2024. Pela equipe maranhense, marcou 7 gols em 26 jogos, foi um dos artilheiros da equipe na Série C e conquistou o título estadual. Na Copa do Brasil, foi titular e vestiu a camisa 10 em duelo contra o Fluminense, em pleno Maracanã.
Em 2025, após iniciar o Gauchão com o Ypiranga, foi transferido para o Skënderbeu, da primeira divisão da Albânia, onde disputou 10 partidas. No retorno ao Brasil, defendeu o Anápolis, de Goiás, sendo titular em sete dos 10 jogos da equipe na Série C, ajudando o time a se manter na terceira divisão nacional.
Chico Bala

Já o lateral-esquerdo Chico Bala, de 32 anos, natural de São Luís (MA), terá no Inter-SM a sua primeira experiência no futebol gaúcho, após uma carreira consolidada em diversos clubes do país, especialmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste.
Chico Bala construiu boa parte da trajetória em equipes do Maranhão, como São José, Atlético Babaçu, Moto Club, Maranhão, Juventude, Chapadinha, Cordino e, mais recentemente, o Timon. Também atuou nos Estados do Ceará, Bahia, Piauí, Tocantins, Goiás, São Paulo e Minas Gerais, acumulando passagens por times de diferentes divisões nacionais.
Entre as passagens de maior destaque, estão as boas temporadas por Moto Club, Juventude-MA, Tocantinópolis e Ferroviária-SP, onde se consolidou como um lateral de força e regularidade.
Durante a apresentação na equipe paulista, em 2023, o jogador definiu o próprio estilo de jogo como mais defensivo e afirmou ser um jogador de muita força e vontade.
Em 2025, Chico Bala disputou o Campeonato Mineiro e a Série D pelo Uberlândia, além de defender o Timon na Segunda Divisão Maranhense. Ao longo da carreira, conquistou títulos importantes a nível estadual: foi bicampeão maranhense pelo Moto Club e tricampeão tocantinense pelo Tocantinópolis.
ELENCO DO INTER-SM PARA 2026
Goleiro: Rafael Copetti
Laterais-direitos: Mizael, Itaqui
Lateral-esquerdo: Chico Bala
Zagueiros: Luis Salazar, Rodrigo Augusto, Marcão e Tairone
Volantes: Julio Simas, Mossoró, Mateus Santana e Marco
Meias: Laion, Vitor Júnior e Marquinhos
Atacantes: Jarro, Wilson Júnior, Michel, Yuri Mamute e João Felipe
Jogadores da base, que devem compor elenco profissional
Goleiros: Vitelmo e Marcelo
Zagueiro: Everton e Fred
Zagueiro/volante: Eduardo Noal
Lateral-esquerdo: Guilherme Avila
Volante: Pedro
Meia: Ruan
Atacantes: Carlos e Inácio