Corrida segura: cardiologista explica como se preparar na reta final para a Maratona de Santa Maria

Corrida segura: cardiologista explica como se preparar na reta final para a Maratona de Santa Maria

Foto: Vitória Parise


Faltando pouco mais de uma semana para a 3ª Maratona de Santa Maria, atletas profissionais e amadores se preparam para a reta final de treinos, pensando no melhor desempenho possível para a prova, marcada para o dia 19 deste mês.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Cuidados com a saúde antes da prova

Além dos cuidados tradicionais, como tênis adequado, boné, óculos entre outros itens, outra preocupação tem crescido entre os atletas: com a saúde, principalmente em relação à exigência física do percurso. Em entrevista ao programa Papo D Esporte, da Rádio CDN, nesta quinta-feira (9), o médico cardiologista Diego Roumow reforçou a importância dos cuidados médicos.

 
O médico destaca que exames preventivos são fundamentais para reduzir riscos durante o esforço prolongado. Segundo ele, é recomendado que os atletas realizem uma avaliação cardiológica completa antes da maratona, especialmente quem pretende participar das provas de 21 km e 42 km


- É recomendado que a pessoa faça alguns exames antes, para que ela se sinta segura para fazer a maratona, que exige muito do coração. Muitas vezes, nós detectamos um problema, e aí nós vamos limitar o esforço que a pessoa vai fazer. Nós não podemos deixar o atleta se submeter a um esforço maior do que é capaz - afirma Roumow.


Confira as dicas ao longo do programa


O cardiologista também orienta sobre a necessidade de treinamento progressivo. A carga de treinos deve aumentar de forma gradual, respeitando os limites individuais de cada atleta. Durante a participação no programa, Roumow falou sobre o uso de estimulantes antes das provas, como energético e café.


Eu recomendo hidratação, alimentação saudável, mais de dois litros de água por dia, bastante proteína, carboidrato adequado, mas não oriento esses estimulantes em excesso. Alguns destes estimulantes, como o energético, por exemplo, aumenta momentaneamente a disposição, tira o sono, dá um rendimento momentâneo maior, sobe a frequência cardíaca e na sequência você entra em fadiga muscular. O café, o consumo recomendado por dia é de até quatro xícaras pequenas - explicou.



Roumow orienta ainda sobre os cuidados em relação aos batimentos cardíacos dos atletas que irão correr a maratona.


A pessoa que se preparou, que começou lentamente, o sistema dela regula a frequência cardíaca, e se adequa ao esforço e vai ficando com frequência cardíaca mais baixa. Muitos atletas que estão com ótimo preparo, tem frequência cardíaca de 50 batimentos por minuto. Eles vão desempenhar a função dos 21 km ou 42 km, subindo a frequência cardíaca a um nível que ele não vai ficar exausto, ele vai ter um leve cansaço, mas não entra no que a gente chama de exaustão, que é quando a frequência cardíaca, logo no início, sair de 70 e ir para 100 nos primeiros 5 minutos - finalizou.


Após a chegada, a recomendação é realizar a recuperação ativa, com caminhada leve e alongamentos, para auxiliar o retorno do ritmo cardíaco e a circulação sanguínea à normalidade


3ª edição da Maratona de Santa Maria

Edição consolida Santa Maria como um polo esportivo no RSFoto: Marlon Borba (Arquivo Diário)

O evento é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com o Sesc e com a Maratona de Santa Maria. A competição tem quatro percursos disponíveis: 42 km (maratona), 21 km (meia-maratona), 10 km e 5 km. A prova terá sua largada realizada na Rua Pinto Bandeira, às 6h, para a maratona e a meia-maratona, e às 6h50min, para as provas de 5 km e 10 km.

 

De acordo com a organização, o tempo máximo para completar a maratona é de 6 horas e 30 minutos, o que exige ritmo médio de cerca de 9 minutos e 14 segundos por quilômetro. O trajeto seguirá as principais avenidas e ruas da cidade, com pontos de hidratação, estrutura de apoio e postos de atendimento médico.


A premiação total para os vencedores será de R$ 82 mil, distribuídos entre as categorias principais e médias. O regulamento prevê que o pagamento das premiações será feito após a divulgação dos resultados oficiais e aprovação nos testes antidoping. Os cinco primeiros colocados no geral, tanto no masculino quanto no feminino, serão testados conforme as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Para não ser desclassificado, não faça:

  • ​Uso de fones de ouvido durante a corrida;
  • Retirada ou dano ao chip de cronometragem;
  • Recebimento de ajuda externa não autorizada;
  • Desrespeito às sinalizações de percurso;
  • Utilização de qualquer meio de transporte durante a prova;
  • Omissão de informações no ato da inscrição


Estrutura e expectativa

A organização prevê estrutura com postos de hidratação, banheiros químicos, área de dispersão, guarda-volumes e pontos de segurança monitorados por equipes de saúde e agentes de trânsito. 

Além de movimentar o setor esportivo, a Maratona de Santa Maria também tem impacto econômico e turístico. A rede hoteleira e o comércio local registram aumento na procura durante os dias próximos à corrida, com a presença de atletas, familiares e equipes técnicas. A 3ª edição da prova reforça o crescimento do esporte na cidade e a consolidação de Santa Maria como um dos principais polos de corridas de rua no Rio Grande do Sul.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reunião para definir fórmula e oficializar datas do Gauchão 2026 será dia 10 de novembro Anterior

Reunião para definir fórmula e oficializar datas do Gauchão 2026 será dia 10 de novembro

Inter-SM promove nesta sexta-feira o Próximo

Inter-SM promove nesta sexta-feira o "Jantar de Primeira"

Esportes