Após ouro em competição mundial, paratleta Denilson Souza é homenageado em carreata pelas ruas de Santa Maria

Após ouro em competição mundial, paratleta Denilson Souza é homenageado em carreata pelas ruas de Santa Maria

Foto: Beto Albert

Após conquistar a medalha de ouro no 3⁰ Campeonato Mundial Militar de Tiro com Arco do Conselho Internacional do Esporte (Cism), em Dhaka, capital de Bangladesh, as homenagens ao santa-mariense Denilson Souza, 46 anos, seguiram na manhã desta segunda-feira (4). 

Amigos, familiares e admiradores do paratleta participaram de uma carreata que saiu da Gare da Estação Férrea e percorreu as principais ruas do Centro da cidade

– A felicidade é tremenda. É muito bom comemorar com quem está junto com a gente, quem compartilhou esses momentos com nós. É um momento fantástico. Um momento que eu não imaginava nessa minha nova vida sentado na cadeira de rodas – comemora o santa-mariense.

A mulher da minha vida”. É com essas palavras que Denilson descreve sua mãe, Alba Machado de Souza, 79 anos, que também estava presente na Gare. Sentada no banco de trás da caminhonete do Corpo de Bombeiros, ela fala sobre a conquista do filho:

– Eu me sinto muito feliz e orgulhosa. É um sonho dele e Deus deu essa conquista. Parece um sonho para mim. Só tenho que agradecer o esforço dele. 

O apoio familiar foi fator crucial para a subida no pódio. A ausência em reuniões de família, por exemplo, foram relevadas em prol da sua preparação

Denilson Souza e a mãe, Alba Machado de SouzaFoto: Beto Albert

Mais do que a medalha no peito, Denilson destaca que quer ser inspiração para outros paratletas de Santa Maria

– Estamos semeando. É muito bacana que isso pode dar frutos. Torço para que existam outros Denilson’s que se inspirem na minha conquista. Quantos militares estão por aí e não têm essa oportunidade ou não sabem da possibilidade – afirma o campeão.

O paratleta pratica a modalidade há cerca de dois anos. Sua rotina de treinos exige muita dedicação e comprometimento com o esporte. Cabo reformado há 20 anos, ele foi convocado em dezembro de 2023 para representar o exército militar do Brasil. 

– Eu sou um privilegiado em trabalhar com ele. A sua história é muito bonita, mas a verdadeira beleza está nos bastidores. O primeiro alvo que ele praticou, foi ele mesmo que fez, sem ajuda de ninguém. É uma honra participar da história de uma pessoa tão diferenciada – destaca André Fernandes da Silveira, membro da equipe de Denilson.

Denilson treina junto ao Núcleo de Apoio e Estudos da Educação Física Adaptada (Naeefa), que fica no Centro de Educação Física e Desportos (Cefd) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

– A preparação dele vem desde o ano passado. Em janeiro começamos com uma intensidade máxima, das 7h às 10h da manhã, preparação física e de força. Depois ele fazia no mínimo 70 tiros por dia. Tudo isso de segunda a sábado. Domingo relaxava. Foi uma força tarefa de dois meses para preparar ele para o mundial – conta Rafaela Muller, que também faz parte da equipe.

Foto: Beto Albert

LEIA MAIS 

Recepção

No último sábado (2), o medalhista mundial foi recepcionado aos gritos de “é campeão” no Aeroporto de Santa Maria. Emocionado com a homenagem, abraçou cada uma das cerca de 15 pessoas que o aguardavam, ainda vibrando por trazer mais uma vitória para casa, agora internacional

A competição

Disputado em Dhaka, capital de Bangladesh, o 3º Campeonato Mundial Militar de Tiro com Arco do Conselho Internacional do Esporte (Cism) reuniu mais de 120 atletas de todas as partes do mundo. Entre eles, 35 brasileiros. Denilson foi um dos três atletas com deficiências que foram convocados. 

O santa-mariense voltou para a cidade com a medalha de ouro no peito, após vencer a categoria Masculino Individual paratleta. 

​Outros sete atletas brasileiros também conquistaram medalha de ouro. Veja abaixo. 

Destaques do Brasil na competição 

  • 1º lugar no Masculino Individual: 3⁰Sgt (FAB) Marcus Vinícius Carvalho Lopes D'Almeida
  • 1º lugar no Feminino Individual: 3⁰Sgt (FAB) Ana Luíza Sliachticas Caetano
  • 1º lugar no Masculino Individual paratleta: Cb (EB) Denilson Souza Rodrigues
  • 1º lugar no Feminino Individual paratleta: Tenente (EB) Tércia Ferreira Figueiredo
  • 1º lugar Dupla Atleta e Paratleta:  3⁰Sgt (FAB) Marcus Vinícius Carvalho Lopes D'Almeida e Sd (EB) Thiago Pinheiro da Silva
  • 1º lugar Dupla Mista: 3⁰Sgt (FAB) Marcus Vinícius Carvalho Lopes D'Almeida e 3⁰Sgt (FAB) Ana Luíza Sliachticas Caetano

* Colaboraram: Bibiana Pinheiro e Maria Júlia Corrêa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com três novidades, Inter-SM abre segunda semana de treinamentos Anterior

Com três novidades, Inter-SM abre segunda semana de treinamentos

Dupla Gre-Nal conhece adversários das quartas de final do Gauchão Próximo

Dupla Gre-Nal conhece adversários das quartas de final do Gauchão

Esportes