Após a eliminação na Copa do Brasil, o que ainda está em jogo na temporada do Grêmio em 2023?

Após a eliminação na Copa do Brasil, o que ainda está em jogo na temporada do Grêmio em 2023?

Foto: Lucas Uebel

Apesar da frustração pela derrota na Copa do Brasil, o Grêmio precisa agora virar a página e pensar no restante da temporada. Ainda restam 20 jogos pelo Campeonato Brasileiro.

Que era uma missão difícil todo mundo sabia. Mas, até mesmo o mais pessimista dos gremistas, no fundo alimentava um pingo de esperança de uma possível virada sobre o Flamengo na Copa do Brasil. Não deu. A derrota por 1 a 0, no Maracanã, na noite da última quarta-feira (16), tirou a chance mais próxima do Tricolor conquistar um título no segundo semestre de 2023. Mesmo com as boas chances de gols criadas durante a partida, o Flamengo superou o Grêmio mais uma vez. Nos últimos sete jogos de mata-mata entre as equipes, os cariocas levaram a melhor em todas.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O gol de pênalti marcado pelo uruguaio Arrascaeta gerou polêmica dentro e fora do campo. Após a partida, o técnico Renato Portaluppi criticou Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF.

– Vivo do futebol e fica difícil entender algumas regras. Quem é o Seneme para falar o que foi pênalti. Ele é ex-árbitro. Eu sou ex-jogador. Em um jogo, um mesmo lance é pênalti e no outro não é. Seneme tem que escutar quem entende de futebol. Não tem ninguém lá para contestar ele. O árbitro sempre tá certo para ele – afirmou Portaluppi em entrevista coletiva.

O treinador também falou que o motivo da desclassificação gremista foi o primeiro jogo disputado em Porto Alegre. A derrota por 2 a 0 deixou a tarefa do time muito mais difícil:

– As lições que tiramos desses 180 minutos contra o Flamengo é que o Grêmio deixou de ter uma vantagem em Porto Alegre. Você perder por 2 a 0 e depois ter que enfrentar o Flamengo com 70 mil pessoas no Maracanã fica complicado. Mas estou aplaudindo meu grupo apesar da desclassificação.​

Restante da temporada

Apesar da frustração pela derrota na Copa do Brasil, o Grêmio precisa agora virar a página e pensar no restante da temporada. Ainda restam 20 jogos pelo Campeonato Brasileiro. Um turno inteiro e mais 1 jogo atrasado da primeira parte da competição contra o Corinthians. O time está na terceira colocação com 33 pontos, 14 a menos do que o líder Botafogo.

Apesar do título nacional estar praticamente inalcançável por conta da ótima campanha dos cariocas, o Grêmio tem agora a vantagem de focar somente em uma competição, ao contrário dos seus adversários diretos, Botafogo, na Sul-Americana, Palmeiras, na Libertadores e Flamengo, na Copa do Brasil.

Se a taça não vier, Renato Portaluppi pode, ao menos, conquistar uma vaga direta para a Libertadores de 2024. As chances são boas. Os primeiros times fora do G-4, Bragantino e Athletico-PR somam 32 e 31 pontos, respectivamente. A zona de classificação para a competição continental pode ser ampliada caso, Palmeiras, Inter ou Fluminense vença a Libertadores deste ano. O mesmo deve acontecer se o vencedor da Sul-Americana for brasileiro. Se o Flamengo vencer a Copa do Brasil, mais uma vaga é aberta.

Próximos jogos do Grêmio

  • Santos, domingo (20), às 16h, na Vila Belmiro
  • Cruzeiro, domingo (27), às 16h, na Arena
  • Cuiabá, domingo (3/9), às 11h, na Arena
  • Bragantino, quarta-feira (13/9), às 19h, no Estádio Nabi Abi Chedid
  • Palmeiras, quarta-feira (20/9), às 19h, na Arena
  • Fortaleza, sábado (30/09), horário a definir, na Arena Castelão
  • Inter, sábado (07/10), horário a definir, no Estádio Beira-Rio

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inter-SM vence amistoso contra o São Luiz em Ijuí Anterior

Inter-SM vence amistoso contra o São Luiz em Ijuí

Inter-SM disputa amistoso contra o São Luiz em Ijuí Próximo

Inter-SM disputa amistoso contra o São Luiz em Ijuí

Esportes