Momento decisivo

A duas rodadas do fim da primeira fase, o que está em disputa na Divisão de Acesso

A duas rodadas do fim da primeira fase, o que está em disputa na Divisão de Acesso

Foto: Renata Medina (Inter-SM)

Após o empate com o Guarany-Ba, o Inter-SM estacionou na sexta colocação do Grupo B com 14 pontos e vê a sua classificação para a próxima fase cada vez mais distante

A apenas duas rodadas para o fim da primeira fase, a Divisão de Acesso 2023 terá fortes emoções nos próximos finais de semana. Há quem brigue pela classificação para o mata-mata e há quem esteja lutando contra o rebaixamento para a Terceirona Gaúcha.

Na tarde do último domingo (2), o Inter-SM recebeu o Guarany de Bagé, no Estádio Presidente Vargas, e empatou por 1 a 1. Com o resultado, a equipe estaciona na sexta colocação do Grupo B com 14 pontos e vê a sua classificação para a próxima fase cada vez mais distante. Na campanha geral, o time santa-mariense tem a 5° pior entre os 16 times.

No segundo turno da competição, os clubes se enfrentam em partidas de mata-mata. O 1° colocado do grupo A pega o 4° colocado do Grupo B e vice-versa. O mesmo acontece com o 2° melhor time de cada agremiação que enfrenta quem se classificar em 3°. Os dois finalistas garantem o acesso para o Campeonato Gaúcho de 2024.


Classificados

Dois clubes podem bater no peito e dizer: “já estou nas quartas de final da Divisão de Acesso”. Monsoon, de Porto Alegre, e Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, lideram os Grupos A e B, respectivamente, e matematicamente garantiram um lugar na próxima fase. Além da classificação, ambos já garantiram o primeiro lugar nas suas chaves. Agora, os dois times alvinegros brigam entre si para ver quem terá a melhor campanha geral e, assim, decidir em casa os jogos de mata-mata. O Monsoon tem 29 pontos, três a mais do que o Santa Cruz.


Brigam até o final

Além dos líderes dos grupos já garantidos matematicamente, prever quem serão os outros classificados é um desafio. São seis candidatos em cada grupo para três vagas.


No Grupo A, Brasil-Fa, com 20 pontos, é o clube com mais chances de garantir um lugar na próxima fase. Logo depois vem Glória, com 17 pontos, União-FW, com 16, os rivais Gaúcho e Passo Fundo, ambos com 15, e Veranópolis, com 11 pontos.


No Grupo B, Lajeadense e Guarany-Ba, 2° e 3° colocados, estão com 18 pontos, Pelotas e Bagé, com 16, Inter-SM, com 14, e São Gabriel, com 13 pontos. O Alvirrubro recebe, no próximo domingo (9), às 11h, o Pelotas, no Estádio Presidente Vargas. Se vencer, ultrapassa a equipe da região sul do Estado na tabela. Na última rodada, o time de Márcio Nunes enfrenta o já rebaixado Guarani-VA, no Estádio Edmundo Feix.


Luta contra o rebaixamento 

A briga pela permanência na competição em 2024 está acirrada no Grupo A, com o Tupi e o Veranópolis. O clube da região noroeste do Estado foi punido com a perda de 6 pontos no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) e está na última colocação, com 8 pontos. Já o Veranópolis está com 11 pontos. Na última rodada, os times se enfrentam no Estádio Antônio David Farina, na Serra Gaúcha.


Já no Grupo B, o Guarani-VA está matematicamente rebaixado, com 6 pontos. A situação pode mudar se o Inter-SM for condenado pelo TJD-RS pela escalação irregular de Wilson Júnior, em partida da 10ª rodada, contra o Santa Cruz. O Alvirrubro perderia 3 pontos e, com uma combinação de resultados, poderia ser ultrapassado pelo Guarani-VA.


O julgamento ocorre nesta quinta-feira, a partir das 18h, no TJD, em Porto Alegre.


Disputa entre goleadores 

Além da motivação pelo acesso ou pela manutenção na competição, alguns atletas têm um incentivo pessoal. Quatro jogadores têm 5 gols e lideram a artilharia da Divisão de Acesso. São eles: Jean Roberto, do Bagé, Eduardo, o Edugol, do Santa Cruz, Vitor Alagoano, do São Gabriel, e Romário, do Glória. De olho na artilharia, logo em seguida, outros três atletas tem 4 gols: Gabriel Rosseto, do Gaúcho, Maurício, do Brasil-Fa, e Alfredo, do Veranópolis.


O primeiro turno da Divisão de Acesso 2023 termina em 16 de julho, com todos os jogos sendo disputados a partir das 15h. A Rádio CDN e a TV Diário acompanham as partidas do Inter-SM.  



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inter-SM se prepara para confronto contra o Monsoon pela Copa FGF Anterior

Inter-SM se prepara para confronto contra o Monsoon pela Copa FGF

Inter-SM empata em casa com o Guarany-Ba e vê classificação mais distante na Divisão de Acesso Próximo

Inter-SM empata em casa com o Guarany-Ba e vê classificação mais distante na Divisão de Acesso

Esportes