UFSM divulga edital de programa para ingresso de atletas de alto rendimento no Ensino Superior

UFSM divulga edital de programa para ingresso de atletas de alto rendimento no Ensino Superior

Foto: Beto Albert

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou, na segunda-feira (5), o edital do Programa de Ingresso de Atletas de Rendimento ao Ensino Superior (Piares). A iniciativa possibilita que os atletas possam conciliar educação e prática esportiva. Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de fevereiro no site da instituição. Ao todo, são oferecidas 66 vagas em 48 cursos de graduação de Santa Maria, Cachoeira do Sul e Frederico Westphalen

No documento, a UFSM ressalta que as vagas para atletas de alto rendimento constituem-se em adicionais e não comprometem a oferta regular dos cursos nem o processo de Vagas Complementares da UFSM.

Perfil

O Piares contempla dois perfis: 

  • Atleta de Rendimento em formação (potenciais talentos): candidatos com idade entre 16 e 23 anos, vinculados ou não a uma entidade federada das modalidades de futsal, atletismo, handebol e voleibol, que disputam competições da modalidade ou que disputaram nos últimos 3 anos.
  • Ex-Atletas de Alto Rendimento: candidatos que tiveram destaque internacional em qualquer modalidade esportiva reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Em Santa Maria, serão selecionados atletas para comporem as equipes de futsal (masculino e feminino), atletismo (feminino e masculino), handebol (feminino e masculino) ou voleibol (feminino e masculino) da UFSM. Para os outros campi, a seleção será para a modalidade de atletismo

Já os ex-atletas selecionados irão compor a gestão das equipes esportivas existentes na instituição, auxiliando nas tarefas de organização e networking, além de ficarem à disposição dos cursos de Educação Física para palestras e outras ações que envolvam a formação de estudantes.

Classificação

Para definir a classificação dos candidatos, serão seguidos critérios acadêmicos e esportivos. 50% da nota será definida pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os outros 50% serão pelo desempenho e pelo nível esportivo na carreira do concorrente.

Transformação social

O professor do Centro de Educação Física e Desportos (Cefd) da UFSM e autor do projeto, Luiz Fernando Cuozzo Lemos, afirma que o novo programa tem potencial para transformar a área do esporte e destacar o conhecimento desenvolvido na instituição.

– A grande expectativa desta nova política é de oportunizar um reconhecimento para um segmento bastante importante da sociedade por meio da formação acadêmica. São benefícios para o estudante, que vai poder estar em um curso superior e se desenvolver no esporte, mas também para a instituição, que vai agregar novos conhecimentos e ter representantes no cenário esportivo. Isso fará com que a universidade possa ampliar seus resultados, que já são excelentes nas diversas modalidades esportivas que ela participa – afirma o docente.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

FGF mantém Divisão de Acesso com dois grupos; confira os adversários do Inter-SM na primeira fase Anterior

FGF mantém Divisão de Acesso com dois grupos; confira os adversários do Inter-SM na primeira fase

Definida a data dos sorteios dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana; confira todos os times confirmados Próximo

Definida a data dos sorteios dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana; confira todos os times confirmados

Esportes