“No segundo semestre já queremos ter obra no local”, diz secretário de Esporte e Lazer sobre o Parque da Barragem



Foi aberto o edital do processo licitatório para a construção do Parque da Barragem, conforme já noticiado pelo Diário. Deve ser investido um valor de R$ 12,6 milhões. Quanto aos prazos, o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, ressaltou alguns cuidados que a obra precisará ter em entrevista ao Papo D Esporte (Rádio CDN 93.5 FM). A previsão para a conclusão é de dois anos.  

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O secretário ressaltou o investimento alcançado pela prefeitura por meio do governo do Rio Grande do Sul. Para ele, foi fruto de um trabalho de muito tempo e que agora começa a dar seus passos mais longos:

– Um dos primeiros passos, e bem importantes, é que temos recurso. E o outro é que temos um projeto elaborado e aprovado pelo governo do Estado e pela prefeitura. Foi um recurso buscado pela prefeitura para conseguir conquistar esse projeto. É algo que nasce há dois anos, não é de agora.

Quanto a responsável pela obra, a expectativa é que a empresa vencedora seja escolhida na primeira quinzena de maio. O desejo, segundo o secretário, é de que em junho exista um contrato já garantido com a vencedora da licitação.

– São muitas variáveis que envolvem um processo licitatório de uma obra desse tamanho. A depender da avaliação da documentação entregue e do retorno, há um período para que as empresas abram recurso para reorganizar a documentação. Pode ser que nos primeiros momentos não tenhamos indicativos de obra naquele local, mas ela já vai estar em andamento com esses trâmites legais necessários. No segundo semestre já queremos de fato ter obra e demarcar que o parque começou.

Cuidados

A barragem do DNOS também é utilizada para abastecimento de Santa Maria. É um espaço, por consequência, que precisa estar regulamentado conforme leis ambientais. A primeira parte de execução da obra seria a licença ambiental.

– Antigamente, se tinha a ideia da construção de um parque que fazia todo o entorno da barragem, mas por questões de preservação, hoje já não discutimos mais isso. É uma limitação de acessos, mas, por outro lado, percebemos a grande riqueza ambiental que temos, com toda a floresta preservada.

Foto: Eduardo Ramos (Diário/Arquivo)

Como vai ser

Parque da Barragem prevê a pavimentação, drenagem e iluminação da Travessa Espíndola, rua que dá acesso à barragem do DNOS, no Bairro Campestre do Menino Deus. No local, será construída uma orla de aproximadamente 800 metros com áreas de esporte e lazer, onde já existe um campo de futebol utilizado pela comunidade.

Sendo assim, o projeto prevê a construção de uma pista multiuso, quadras esportivas (uma de futebol 7, uma de areia, duas de basquete 3 x 3 e um campo de futebol), pracinha para crianças, estacionamento, centro administrativo e um palco multiuso para eventos culturais.

O projeto inicial previa outras melhorias e a construção do parque também em uma área que fica entre a Rua Vereador Antônio Dias (a continuação da Estrada do Perau) e o Rio Vacacaí-Mirim. Para reduzir o custo e encaixar no orçamento previsto, essa área foi retirada da proposta e poderá ser feita futuramente.

Foto: Eduardo Ramos (Diário/Arquivo)

Datas

  • Escolha da empresa - maio 
  • Contrato com a empresa - junho
  • Começo das obras - segundo semestre de 2024

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Letícia Almansa Klusener

POR

Letícia Almansa Klusener

[email protected]

UFSM Futsal apresenta elenco e estreia na Série Ouro no próximo sábado Anterior

UFSM Futsal apresenta elenco e estreia na Série Ouro no próximo sábado

FOTO: baixe o pôster do heptacampeonato gaúcho do Grêmio Próximo

FOTO: baixe o pôster do heptacampeonato gaúcho do Grêmio

Esportes