
Foto: Gilson Alves
Em pé: o fixo Iso (a partir da esquerda), o goleiro Guto e o ala Lisandro. Agachados: os alas Zeco (à esquerda) e Gonha

A UFSM Futsal/Grupo Felice recebe a ACBF de Carlos Barbosa nesta quinta-feira (19), às 18h30min, no Ginásio do Clube Dores, pela sétima rodada da Série Ouro de 2025.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Não será a primeira vez da equipe visita o Coração do Rio Grande. Em 1997, a poderosa agremiação da Serra Gaúcha, enfrentou a extinta Jobi, de Santa Maria, no Ginásio do Corintians, em maio daquele ano, pelo Estadual de Futsal.
Na época, a ACBF já carregava o status de uma das melhores equipes do Brasil e do mundo e veio na cidade com jogadores como o goleiro Bagé, o ala Fininho, e o pivô Choco, todos campeões mundiais pela seleção brasileira de futsal.
Pois a a ACBF foi batida pela Jobi, por 6 a 4. No elenco, santa-marienses como o goleiro Guto, o fixo Iso, e os alas Zeco, Gonha e Lisandro, autor de dois gols de tiro livre, que garantiram a vitória santa-mariense.
O goleiro Guto defendeu um pênalti cobrado por Choco, camisa 10 da seleção naquela época.
– Poucas pessoas esperavam, mas conseguimos uma grande vitória. Sobre o pênalti, a sensação é que seria indefensável, mas a motivação pelo jogo e aquele ginásio lotado, me ajudaram a eu ser feliz e fazer a defesa para sairmos vitoriosos – afirma Guto, que atualmente é professor.
O ala canhoto Lisandro relembra os dois gols que foram decisivos para o resultado de 6 a 4.
– Eu treinava sempre tiro livre e tive a felicidade marcar dois gols contra o Bagé, que era goleiro da seleção brasileira de futsal. Mas, quem ganhou foi o grupo todo. Aquilo foi um sonho, algo que vivemos até hoje – vibra Lisandro, empresário.
O técnico da Jobi era o professor Leonardo Colvero. No elenco, também estavam jogadores como Lorenzo, Emerson, Sandro Goiano, Domênico, PC, Rodrigo, Camarão, Gilson e Beto, entre outros.