Foto: João Pedro Ribas (Divulgação TV Ovo)
Banda Ópera Chula.
A Cesma SMVC Folk Blues é o evento oficial de encerramento do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) 2025. O encontro será no sábado (1º), no Old School Pub (Cel. Niederauer, 1613), às 22h. A confraternização reúne as bandas Kingsize Blues e Ópera Chula para executar, ao vivo, a trilha sonora de bons momentos em meio à tragicomédia que é a vida real. Ingressos somente na hora ao custo de R$ 10 (para quem apresentar credencial do SMVC a entrada é gratuita).
O encontro festivo é um reencontro com a cena blueseira de Santa Maria em meados dos anos 2000, quando artistas e espaços para o gênero musical nascido no Delta do Mississipi pipocavam na cidade e eram destaque na imprensa.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Sobre as bandas
A nova banda Ópera Chula, formada por músicos locais experientes, abre as apresentações. Surgido como uma derivação da Magical Mystery Band, o sexteto carrega as vivências de seus integrantes, todos com passagem por nomes importantes do rock santa-mariense. A formação inclui os irmãos fundadores da Nocet, Renato Molina (voz) e Marcus Molina (voz e baixo), bem como Guilherme Barros (voz e guitarra), da Doce Veneno. Completam o elenco Diego Pignataro (violão e teclado) e Eduardo Staudt (bateria), ambos da banda Tia Sú, e Felipe Schroeder (teclados e baixo). Após estrear nos palcos durante gravação da série “Rock do K7” – que mistura documentário e ficção para contar a história de 10 veteranas bandas gaúchas –, em setembro, na Conha Acústica do Itaimbé, o conjunto volta à cena para mostrar seu trabalho focado em composições autorais. O repertório inclui as três músicas de trabalho já lançadas: ‘Canhões’, ‘Bonito’ e ‘Longe do Fim’.
A sequência do roteiro tem ainda como atração a King Size Blues. O grupo – formado por Ninu Ilha (batera), Vitor César (guitarra e voz), Paulo Noronha (guitarra e voz), Ricardinho (baixo e voz) e Cezar (sax) – tem sua performance em clima de jam session, com espaço para atuações de amigos convidados para realçar o papel da estrela em cartaz: o blues. Entre as participações previstas, estão Amanda Schereiner, Cristhian Gomes, Vinicius Nicolini e Cezão.
Santa Maria Vídeo e Cinema
A 17ª edição do SMVC ocorre até 1º de novembro, destacando o audiovisual brasileiro. Mostras competitivas, homenagens, filmes nacionais e convidados especiais estão na programação. As atividades tem entrada gratuita e ocorrem no Theatro Treze de Maio, na Praça Saldanha Marinho e no Cineclube Lanterninha Aurélio (Auditório da Cesma).
Leia mais:
- “Me intitulo filha do Festival Santa Maria Vídeo e Cinema”, diz atriz santa-mariense homenageada
- Conheça as três mulheres destaques no 17º Santa Maria Vídeo e Cinema
- Espetáculo “Não é hora de apontar culpados” tem sessão gratuita neste domingo em Santa Maria
CESMA
Fundada em 1978 por um grupo de jovens alunos, a Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria Ltda (CESMA) estabeleceu-se como Centro Cultural. O projeto teve início com o intuito de democratizar o acesso aos livros, mas, com o tempo, ampliou o escopo com ações de fomento à cultura e à arte. A Cesma promove e apoia projetos como o Cineclube Lanterninha Aurélio, o Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), o Cesma in Blues, a Feira do Livro de Santa Maria, entre outros. A sede física da cooperativa, no centro de Santa Maria, tem um salão de exposições que contempla formas variadas de expressão. No local, funcionam ainda a livraria e a papelaria.
Shows de Ópera Chula e Kingsize Blues
- Quando: sábado, 1º de novembro, 22h
- Onde: Old Shool Pub (Cel. Niederauer, 1613), em Santa Maria
- Quanto: Na hora R$ 10 (com credencial do SMVC a entrada é grátis)