festa fronteiriça

Literatura e vinho: Santana do Livramento recebe o 8º Fronte(i)ra, o Festival Binacional de Enogastronomia

Os Patronos da 5ª Feira Binacional do Livro: a escritora brasileira Vera Albornoz e o uruguaio Eduardo Palermo. O evento faz parte do 8º Festival de Enogastronomia, que ocorrerá em Santana do LivramentoFoto: Divulgação


Os escritores fronteiriços Vera Albornoz, brasileira, e Eduardo Palermo, uruguaio, foram anunciados como patronos da 5ª Feira Binacional do Livro, uma das novidades na programação do 8º Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia, que ocorrerá de 28 de julho a 5 de agosto no Parque Internacional, em Santana do Livramento. Entre os dias 1º e 5 de agosto, a Feira Binacional do Livro promoverá intensa atividade cultural.

Estão previstas conversas entre escritores dos dois países, mesas literárias, contação de histórias, oficinas, sessões de autógrafos e outras ações. Entre as obras selecionadas pelas editoras e livrarias para a Feira, terão destaque as relacionadas à temática abordada pelo Festival, como cultura, turismo, gastronomia e a própria fronteira entre Brasil e Uruguai.

No primeiro dia da Feira Binacional do Livro, o patrono Eduardo Palermo fará o lançamento de sua mais nova obra, Plaza Parque Internacional 80 años, escrita em parceria com a arquiteta Andrea Hamilton Ilha.

Esta é uma fronteira única em termos de integração e é exemplo global de qual seria o caminho por onde a sociedade mundial deveria andar. O Festival é um exemplo fundamental, feito numa praça concebida em 1923, por delegações diplomáticas que estiveram em guerra até o final do século 19 – afirma Palermo.


SOBRE O 8º FRONTE(I)RA

O Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia se consolidou no calendário da região Sul do Brasil e do Uruguai como o maior evento de enogastronomia (o conjunto de conhecimentos, técnicas e práticas relacionados à harmonização de vinhos com pratos), reunindo integração cultural, vinho e gastronomia entre os dois países. Pela primeira vez, o tema “sustentabilidade” vai ser tratado de forma transversal e em parceria com o projeto Fronteira da Paz Sustentável.

Ao longo dos oito anos, o Festival vem destacando as potencialidades, as singularidades e as diversidades da fronteira seca de Santana do Livramento e Rivera. Os visitantes podem conhecer a produção local, a culinária tradicional, a cultura e o enorme potencial turístico da região, para além do já consolidado turismo de compras.

Além da Feira Binacional do Livro, o festival contará com outras novas atrações, como o espaço da erva-mate, o Espaço Inovação e Sustentabilidade e os concursos de doces e de pratos de arroz. Além de mais longo – nove dias – a oitava edição também integra o calendário de festividades em comemoração aos 200 anos de Santana do Livramento.

Serão 13 fóruns binacionais de debates, sete minicursos, cinco aulas de cozinha, oficinas e palestras. São esperadas mais de 40 mil pessoas para usufruir da enogastronomia que une essas duas cidades no Festival, que já faz parte do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul por meio da Lei nº 288/2021. Mais informações estão disponíveis no site fronteirafestivaldeenogastronomia.com.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

João Donato, ícone da MPB, morre aos 88 anos Anterior

João Donato, ícone da MPB, morre aos 88 anos

Morre, aos 76 anos, a atriz e cantora Jane Birkin, ícone cultural dos anos 1960 Próximo

Morre, aos 76 anos, a atriz e cantora Jane Birkin, ícone cultural dos anos 1960

Cultura