Fotos: Arquivo pessoal
Saudações Baronenses. É assim que a Sociedade Recreativa Beneficente Barão de Itararé, uma das escolas de samba de Santa Maria, dá boas-vindas à nova fase da agremiação. Após ficar inativa desde a pandemia, a entidade elegeu nova diretoria no último domingo (10) e projeta a retomada de atividades. A expectativa é ainda maior com a força tarefa em fortalecer as agremiações do município e realizar o Carnaval em 2026 – ainda que não nos moldes tradicionais do último desfile de rua (2015).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O plano da Barão é retomar as atividades com uma proposta voltada principalmente à juventude, por meio de projetos culturais e sociais. A ideia é oferecer oficinas de percussão, dança e música, além de manter eventos tradicionais como rodas de pagode e festas comunitárias. A nova presidente, Andressa Messias, 42 anos, destaca:
— Ainda não sabemos como será o Carnaval, mas temos projetos para manter a escola em funcionamento, e com cara nova. Após mais de 10 anos sem Carnaval, sabemos que já perdemos alguns membros da comunidade.
Um exemplo de integração com a comunidade é a característica da escola, que sempre formou seus quesitos. Essa é uma proposta que deve retornar, indica Andressa.
Estrutura atual
A sede da escola fica na Avenida Assis Brasil, n° 511, no Bairro Itararé. Antes da pandemia, mesmo sem carnaval de rua (último em 2015), a escola realizava eventos frequentes e ensaios de bateria em sua quadra. No entanto, a degradação das condições da quadra e a impossibilidade de realizar eventos durante a pandemia trouxeram um afastamento da comunidade.

Hoje, a quadra passa por manutenção, mas não recebe eventos.
Perda
A troca da diretoria também representa um rito para a comunidade, após a morte do seu último presidente. Mestre Zinho, como Waldomiro Camargo Messias era conhecido, se despediu em janeiro de 2024, aos 63 anos. Além de gerir a escola, era intérprete e compositor.

Histórico e conquistas da escola
- Barão de Itararé foi fundada em 15 de fevereiro de 1985.
- Sua sede fica na Avenida Assis Brasil, nº 511, no Bairro Itararé.
- Foi campeã do carnaval em 2008 com o tema "A Barão canta as Etnias que te fez Santa Maria".
- Também foi campeã em 2012 com o tema "A Barão Traz o Ilê da cidade do Axé".
- A bateria da escola é conhecida como "Nervosa".
- A comissão de frente obteve nota 10 por 10 anos consecutivos.
A reportagem do Diário ouviu seis das sete escolas do município, e todas demonstram confiança em um ano promissor. As agremiações passam por um diagnóstico junto ao poder público para resolver pendências e acelerar a retomada. Veja todas as informações aqui.
Carnaval em 2026
- Retomada – Perspectiva de retorno efetivo, com um evento mais singelo neste primeiro momento, mas que poderá crescer nos anos seguintes.
- Envolvidos – Escolas de samba, Associação Aliança pelo Samba, Prefeitura de Santa Maria e Frente Parlamentar pelo Carnaval da Câmara de Vereadores.
- Pendências – Documentação das sedes ainda em tramitação. Precisam de adequações, em sua maioria. Escolas sem quadra podem receber apoio. A medida está em estudo.
- Primeiro passo – A Frente Parlamentar, junto com a Prefeitura, prevê realizar um seminário com carnavalescos de diferentes regiões para troca cultural e planejamento técnico, além de oficinas e capacitações voltadas ao fortalecimento das escolas.
- Desconhecido – Data, forma de financiar a festa popular, atribuições de cada agente e valor necessário para o evento de 2026.