Centro de Artes e Letras da UFSM completa 60 anos com programação no campus

Foto: Nathália Schneider (Arquivo Diário)


Aproximadamente 100 professores. 1000 alunos. 40 auxiliares técnicos. São essas pessoas que movimentam o Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que, em 2023, completa 60 anos de história. Para celebrar as suas seis décadas, o CAL promoverá no dia 12 de setembro, na UFSM, no Teatro Caixa Preta, a cerimônia de abertura das comemorações. Com várias atividades programadas, o evento, que é gratuito e aberto ao público, ocorre às 15h, no Prédio 40.

A programação contará com a projeção de fotos históricas do CAL; divulgação da programação dos eventos relacionados aos 60 anos do Centro no decorrer do semestre; premiação dos acadêmicos do curso de Desenho Industrial que elaboraram a identidade visual dos 60 anos; abertura da cápsula do tempo dos 50 anos do CAL e lançamento da cápsula dos 60 e, como não poderia faltar, um grande recital de cordas.

Segundo o professor Gilberto da Costa Negreiros, atual diretor do Centro, o segundo semestre deste ano será destinado a várias comemorações. Para ele, os 60 anos do CAL representam muita coisa, e não só para a UFSM:

– O CAL tem fomentado as artes e as letras em muitos espaços e territórios por 60 anos. Eu tenho a absoluta certeza que ele contribuiu muito para os valores humanísticos e artísticos de toda a nossa região, cidade e também do Brasil. Eu convido a todos para estarem presentes conosco nessas comemorações – finaliza o diretor do CAL.


Gilberto Negreiros e Raquel Guerra estão entre os 100 professores do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSMFoto: Eduardo Ramos (Arquivo Diário)

Palco da festa, o Teatro Caixa Preta - Espaço Rozane Cardoso, faz parte de mais da metade dessa história. Sua clássica fachada, obra do artista Juan Amoretti, dá forma e identidade ao CAL. É no Caixa Preta que alunos aprendem enquanto apresentam espetáculos diversos. A professora Raquel Guerra, atual coordenadora do espaço, tem uma relação afetiva com o CAL.

– Eu comecei como estudante de graduação em 2001 e depois retornei como professora do Centro, onde leciono há mais de 10 anos. O CAL é um espaço multidisciplinar, que acolhe diversidades de seres e saberes. E o Teatro Caixa Preta é a vitrine do prédio 40. Tenho muitos amigos que conheci aqui e é um espaço muito bom de trabalhar – finaliza Guerra.


O CENTRO


O Centro de Artes e Letras (CAL) foi concebido na estrutura antiga da UFSM com a criação da Faculdade de Belas Artes, em janeiro de 1963. O primeiro curso foi o de Música, em torno do qual logo surgiram o Coral, a Escolinha de Artes (ambos em 1964) e a Orquestra de Câmara da Faculdade (1965).

Na mesma época foi implantado o Curso de Desenho e Plástica (1964). Pouco depois, em 1965, surgiu o Curso de Letras que, nesse primeiro momento, funcionou no âmbito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. No final da década abriu-se o ramo do Desenho Industrial. Com a reestruturação administrativa ocorrida em 1978 na UFSM, Letras foi incorporado ao rol dos cursos existentes na Faculdade de Belas Artes que, então, passou a se chamar Centro de Artes e Letras.

Atualmente, os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelo Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM estão organizados em torno de cinco áreas de conhecimento: Música, Artes Visuais, Desenho Industrial, Letras e Artes da Cena.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ballet Ivone Freire e convidados apresentam Anterior

Ballet Ivone Freire e convidados apresentam "Bodas de Aurora" no Centro de Convenções da UFSM

São divulgadas as 20 músicas que concorrerão no 1º Festival Deborah Rosa Próximo

São divulgadas as 20 músicas que concorrerão no 1º Festival Deborah Rosa

Cultura