Casa de Cultura de Santa Maria já conta com novo telhado, e restauro segue em andamento

Casa de Cultura de Santa Maria já conta com novo telhado, e restauro segue em andamento

Fotos: Vinicius Becker (Diário)

A Casa de Cultura de Santa Maria começa a ganhar forma novamente com o avanço gradual das obras de restauro. Um dos sinais mais visíveis do progresso é a instalação do novo telhado do prédio histórico. A cobertura já foi substituída, marcando uma etapa importante na recuperação do imóvel. Apesar disso, a estrutura ainda não recebeu o forro, que será colocado em uma fase posterior da reforma.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Conforme a equipe de engenharia responsável pelo serviço, os trabalhos seguem concentrados no reboco interno das paredes, processo necessário para garantir a preservação e a estabilidade da construção. Outras partes do edifício ainda estão em obras, que devem ser concluídas nos próximos meses, conforme o cronograma técnico. 

A previsão é que o espaço, tombado como Patrimônio Histórico e Cultural desde 2009, seja entregue até o fim deste ano. 

O que está previsto
Os próximos passos seriam a colocação de piso cerâmico e a pintura interna e externa. Todos os elementos tombados, como esquadrias, fachada, detalhes internos e volumetria, estão sendo restaurados de acordo com as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O que já foi feito 

Além da demolição de alvenarias no térreo, a concretagem da escada interna, entre o térreo e o segundo pavimento, substituição das instalações elétrica e hidráulica e início do reboco das paredes, as aberturas foram retiradas, restauradas e recolocadas.  

O que será 

Com a reabertura, a expectativa da prefeitura é que a Casa de Cultura se transforme em um polo de desenvolvimento artístico e criativo em Santa Maria. Segundo a Secretaria de Cultura, o espaço renovado abrigará atividades ligadas às artes e à economia criativa, como oficinas, ensaios, exposições e eventos culturais.  Além de atender a classe artística, a Casa poderá receber escolas, universidades e instituições culturais, com visitas guiadas, palestras e circulação de mostras. A proposta é que o local também funcione como ponto de apoio para eventos realizados na Praça Saldanha Marinho, como a tradicional Feira do Livro.

A obra 

  • Início – Setembro de 2024 
  • Investimento – R$ 6 milhões 
  • Conclusão – Até o final de 2025 
  • Interdição – Dezembro de 2015 por rachaduras na estrutura, além de muitos problemas no telhado
  • Limpeza – 2023 passou por limpeza e vistoria da Vigilância em Saúde após possível foco de infecção de animais e dengue 

Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

DJ CAPSM aposta na fusão entre eletrônico e sons rurais com lançamento de “Serei Seu Aliado” Anterior

DJ CAPSM aposta na fusão entre eletrônico e sons rurais com lançamento de “Serei Seu Aliado”

MV Bill fará show no Bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria Próximo

MV Bill fará show no Bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria

Cultura