Escritora de Santa Maria lança financiamento coletivo para publicar livro sobre história do RS

Escritora de Santa Maria lança financiamento coletivo para publicar livro sobre história do RS

Foto: Luciane Pagliarini (Divulgação)

A escritora Tainá Valenzuela, 39 anos, lançou um financiamento coletivo online para arrecadar recursos para a publicação do livro “Rio Grande do Sul: nova narrativa de gente e terra”. Natural de Rosário do Sul, a autora vive em Santa Maria há quase 20 anos. 

​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Tainá é historiadora, publicitária e mestra em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

– Produzir uma obra sobre a história do Rio Grande do Sul é mais que um projeto de caráter comercial, é um sonho que se apossou de mim desde que comecei a compreender um pouco sobre as diversas variantes que acompanham os processos históricos – destacou a escritora nas redes sociais. 

A contribuição de qualquer valor pode ser feita pelo link. A meta do projeto é arrecadar R$ 15 mil até o final de agosto. 

O livro 

A obra escrita por Tainá, em formato de narrativa, perpassa pela história do Estado desde o período conhecido como Pré-História até os dias atuais. Entre os temas dos capítulos estão conceitos básicos da história, cultura dos povos originários e manifestações para a preservação da cultura gaúcha. 

Conforme a escritora, a inspiração para o livro vem do vínculo com o tradicionalismo gaúcho cultivado desde a adolescência.

– Ainda com 14 anos, comecei a estudar a História do RS. Num instinto desconhecido e desconexo (hoje, teorizado a partir de referências, conceitos e estudos), já conseguia perceber a ausência de personagens que remetessem a mim mesma. Eu não via nada parecido comigo nas páginas daquelas histórias, mas, ao mesmo tempo, tudo que envolvia o Rio Grande do Sul, me emocionava e me fazia querer buscar minha identidade neste contexto todo – explica.

Aliado a isso, está o conhecimento adquirido durante a graduação em História que também a motivou a desenvolver a obra. A intenção é contar a história a partir de novas perspectivas e contribuir para a construção de memória e identidade de figuras importantes para o Estado. 


Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Alterada a lista de premiados no 47º Concurso Literário Felippe D’Oliveira

39º Festival Internacional de Inverno termina na sexta-feira; confira a programação Próximo

39º Festival Internacional de Inverno termina na sexta-feira; confira a programação

Cultura