Vicente Paulo Bisogno

Gestos de atenção mudam destinos

Um menino de 5 anos, que vivia na companhia silenciosa da empregada da casa, envolvida com seus afazeres, sentia muita necessidade de ser ouvido. Os pais chegavam à noite, cansados do trabalho, e não tinham tempo para ele.

 

 
Um dia a mãe comprou um telefone e o menino viu que ela dava três batidinhas no telefone e pedia uma informação. Ele começou a prestar atenção naquilo: três batidinhas no telefone e alguém respondia.

 
Certa vez, depois de dar uma martelada no dedo, lembrou do telefone. Foi lá, deu três batidinhas e foi logo perguntando à telefonista o que fazer. Ela lhe orientou, ele foi estendendo a conversa e conversaram por quase uma hora. Ele achou o máximo. No dia seguinte, três batidinhas, uma pergunta, e mais uma hora de papo. Todo dia, na mesma hora, ele ligava. Ela nunca disse que não tinha tempo para ele.

 
Chegou o tempo de ir para a escola, mas ele não perdeu o hábito. Na hora de fazer o dever de casa pedia ajuda e era mais uma hora de conversa. Quando ele não tinha nada para perguntar, pedia: “como é que se escreve exceção ?”


E eles batiam longos papos. A família, americana, mudou para outro estado, ele perdeu o contato com a telefonista, mas nunca esqueceu aquela voz.

 
Já adulto, diretor de uma grande empresa, teve que fazer uma longa viagem e o avião fez um pouso perto da cidade onde havia nascido. A primeira coisa que fez foi pegar o telefone e ligar. Quando a telefonista atendeu, ele imediatamente reconheceu sua voz. Deu um nó na garganta e ele não pode falar.

 
Quando conseguiu dizer alguma coisa perguntou: “como é que se escreve exceção ?” Aí foi ela que o reconheceu, e ambos choraram muito. Emocionado, ele disse que que devia tudo a ela, por ter lhe dado atenção e importância. 


Ela disse que também devia muito a ele, porque queria muito ter tido um filho, e não teve. “Um dia – ela falou – você apareceu na minha vida e durante quase cinco anos, uma hora por dia, eu tinha o gostinho de ser sua mãe”.

 
Eles não chegaram a se conhecer pessoalmente, mas viveram juntos os momentos mais importantes de suas vidas e isto mudou seus destinos para sempre. Servir, fazer a diferença na vida de alguém, pode levar à felicidade verdadeira. Agora e depois


Herói da Pátria

 
A inclusão do nome de Darcy Ribeiro no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, pela Câmara Federal, é um justo reconhecimento a um dos maiores antropólogos e estudiosos da educação brasileira de todos os tempos. 


O deputado Afonso Motta, um dos relatores da proposta, foi muito feliz ao destacar a relevância histórica de Darcy Ribeiro, seja como Ministro de João Goulart , na Campanha da Legalidade, na valorização da identidade latino americana, da cultura dos povos indígenas, e na criação dos Cieps, Centros Integrados de Ensino Público, em tempo integral, quando foi Vice de Leonel Brizola no Rio de Janeiro. 


Não costumo ostentar troféus ou diplomas nas prateleiras ou paredes de minha casa, mas nas paredes do meu coração um das mais gratas lembranças que tenho é de ter acompanhado Darcy Ribeiro em todos os momentos de sua última visita a Santa Maria. Aprendi bastante em suas palestras e preleções públicas, mas aprendi muito mais com as páginas que não escreveu, que saíram da intimidade deste rápido, porém marcante, contato . Sem dúvidas, um verdadeiro “Herói da Pátria”.


Construções eleitorais

Maioria dos prefeitos que não concorrerão este ano por conta da legislação ou de outros fatores , querem transformar seus vices em candidato. Em Santiago o candidato a vice-prefeito pode ser o engenheiro Haroldo Pouey , que foi Secretário de Obras e Chefe de Gabinete de Cézar Schirmer, e é vereador naquele município.

 
Mão de obra: escassez e valorização

Escassez e valorização em princípio parecem antagônicos, onde está um não está o outro. Não é o que mostra pesquisa do site “concursos no Brasil”. Há uma lista de profissões com vagas sobrando por falta de mão de obra, e com salários que vão além da média do mercado de trabalho.

 
O ranking das profissões com alta demanda de vagas começa com Analista de Dados. O salário médio é, neste caso, é de R$ 4 mil, mas pode ir bem além, assim como nas demais, de acordo com as particularidades de cada uma. 


Na lista vem na sequência Analista de Inteligência Artificial, Desenvolvedor de Software, Médico, Engenheiro de Energias Renováveis, Técnico em Agronegócio Digital, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Vendedor, Eletricista e Motorista.


Destinação do IPVA no Estado

Professor Marcos Vinicios M Machado, URI Santiago, Bel. Em Ciências Econômicas, mestre em Markting Cultural, enviou mensagem sobre a destinação do IPVA no Rio Grande do Sul, a propósito de informação veiculada pela coluna, semana passada. Ressalta que o Estado cumpre o inciso IV do art. 167, CF, que veda a vinculação de receita de impostos a despesa com algumas ressalvas constantes no inciso. 


Dessa forma os recursos arrecadados com o IPVA, não necessariamente , são destinados à conservação das ruas e rodovias. Mesmo com base legal para uso mais amplo, o Estado, e, principalmente o m,unicípio de Santa Maria , deveriam tratar melhor nossas ruas e rodovias e prestar contas de cada centavo arrecadado com a cobrança do imposto. Que o exemplo do Professor Marcos Machado seja seguido por outros leitores. 


A informação, como defendi no caso do IPVA, não é via de mão única.


Os mensageiros

Muita expectativa para o lançamento nacional do filme Os Mensageiros. Baseado no livro de mesmo nome, da Federação Espírita Brasileira, FEB, segunda obra da coleção A Vida no Mundo Espiritual, de André Luiz e psicografado por Chico Xavier, o longa estreia dia 25 de janeiro nos cinemas brasileiros.

 
A Vida continua, nesta e em outras dimensões!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vicente Paulo Bisogno

POR

Vicente Paulo Bisogno

Lições do mar Anterior

Lições do mar

Sai ano, entra ano, os valores não mudam Próximo

Sai ano, entra ano, os valores não mudam