Despertar

“A humanidade está numa encruzilhada. Ou volta a acreditar que tem uma natureza diferente daquela das máquinas ou será reduzida a uma máquina entre as máquinas. O risco não é que a inteligência artificial se torne melhor do que a gente, mas que decidamos livremente nos submeter a ela e a seus donos”. O autor desta afirmação é Federico Faggin, um dos maiores inventores ainda vivo. É o pai do microprocessador, o bloco de construção no qual se baseia toda a computação moderna, inclusive a supercapacidade de cálculo da IA. 


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


No auge de seu sucesso profissional e econômico, ele passou por uma profunda crise existencial que culminou com um episódio que ele próprio chamou de “despertar”. Em entrevista a Arcangelo Rociola, publicada por La Stampa, em 13 de julho de 2024, Faggin disse que se considerava uma máquina. Nesta época estudava a consciência com o objetivo de entender como ela funcionava e replicá-la em uma máquina.


No fim da década de 1980, em férias na Califórnia, levantou-se à noite e ao voltar para a cama sentiu uma energia fortíssima saindo de seu peito. “Foi uma experiência que durou vários minutos e me abriu as portas para uma nova maneira de ver o mundo”. Naquela noite descobriu a união essencial entre o mundo exterior e o mundo interior, e que a consciência não nasce da matéria. Percebeu que a única coisa importante a fazer era estudar a consciência, não para reproduzi-la em uma máquina, mas para unir ciência e espiritualidade.


Aquela experiência foi seguida por 30 anos de estudos que o levaram a escrever um livro onde defende que a consciência e o livre-arbítrio são capazes de explicar a física quântica, e não o contrário. Há uma parte do mundo consciente, interior, que não pode ser calculada, mas apenas experimentada.


“O nosso corpo e a nossa mente são supervisionados pela consciência, e a consciência não emerge da matéria”, concluiu. Se quisermos, seremos sempre superiores à máquina, por mais fantástica que ela seja, e donos do nosso próprio destino. Agora e depois.


Husm faz parceria pioneira com a Conab
O Husm, Hospital Universitário de Santa Maria, fez uma parceria com a Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, garantindo 30% de compras institucionais da agricultura familiar. O Husm passa a ser o primeiro hospital universitário do interior do Brasil a fazer este tipo de negociação, que ocorrerá por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, executado pela Conab. 


O compromisso, com o apoio da Ebserh, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, foi firmado durante a abertura do 16° Congresso Nacional da Rede Unida, que aconteceu no campus sede da UFSM, nesta quarta-feira, 31 de julho. No ato, o presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou a importância desse acordo para a agricultura familiar, na medida em que esta experiência será levada a outros hospitais e órgãos públicos, ampliando o mercado de clientes para quem produz.


Tribunais de contas apoiam educação
Importante a presença de representantes de áreas técnicas e de controle fiscal em ações que buscam dar maior efetividade às políticas públicas educacionais. O presidente do Tribunal de Contas do Estado, TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto, participou nesta terça-feira, 30 de julho, do ato de cooperação técnico-científicas entre o Instituto Rui Barbosa, IRB, e o Ministério da Educação, em Brasília. 



O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o auxílio dos tribunais de contas dará mais respaldo técnico e contribuirá para que sejam alcançados os melhores resultados possíveis. O Livro II “A Primeira Infância e os Tribunais de Contas: desigualdades, versando sobre indicadores, orçamento, qualidade da educação infantil e o que se pretende fazer” faz parte das ações a serem desenvolvidas.


Observação de tempestades
Santa Maria sediará dia 5 de outubro um Mini Curso para formação da Revot-Rede Voluntária de Observação de Tempestades. Destinado a radioamadores, voluntários, agentes da Defesa Civil e demais interessados, oferece capacitação para identificação e informação antecipada de ocorrência de fenômenos atmosféricos associados a tempestades, tais como granizos, vendavais, inundações e tornados. O curso será ministrado no 2° andar da antiga reitoria da UFSM, das 8h às 18h. Inscrições devem ser feitas pelo telefone 3223-3060 ou pelo e-mailoidetam.org.br. Entre as instituições apoiadoras estão a Universidade Federal de Santa Maria e a Cruz Vermelha Brasileira.


Semana de quatro dias
Uma pesquisa do DataSenado revelou que 85% dos trabalhadores acreditam que teriam melhor qualidade de vida com um dia livre adicional por semana, sem redução de salário. Outros 78% afirmam que poderiam manter a mesma qualidade de trabalho, mesmo com a redução da jornada. Exemplos internacionais, como o Reino Unido, onde 92% das empresas adotam a semana de quatro dias, reforçam a viabilidade do modelo. 


O Senado discute a possibilidade da redução da jornada de trabalho em três propostas. Um projeto da Four Week Brasil, em parceria com a neozelandesa Four Week Global, mostra que a adoção da semana de quatro dias é uma tendência crescente, refletindo mudanças significativas no ambiente de trabalho. 


 A redução da jornada mediante acordo coletivo e sem perda salarial já foi aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais, e agora está na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal.

 
A vida continua, nesta e em outras dimensões!


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vicente Paulo Bisogno

POR

Vicente Paulo Bisogno

Verdadeiro espírito olímpico Anterior

Verdadeiro espírito olímpico

Em que mundo você vive? Próximo

Em que mundo você vive?

LEIA MAIS