Duas ações tramitam na Justiça Eleitoral de Santa Maria movidas pelo PL e PDT questionando o cumprimento da cota de gênero, que prevê, no mínimo, 30% de representação de homens e mulheres na nominata a vereador. Se alguma delas for acolhida, muda o cálculo do quociente eleitoral e a composição eleita.
📲Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O advogado Robson Zinn ingressou com ação, em nome do PL e do 1° suplente Jader Maretoli, contra o PDT sob o argumento de que o partido descumpriu a cota ao não substituir uma candidata que teve o registro indeferido, e outra que renunciou.
“(...) Houve apenas 27,78% de candidaturas femininas, contra 72,22% de masculinas, o que demonstra descumprimento aos percentuais mínimos e máximos (...)”, diz um trecho da ação.
Presidente do PDT, Paulo Burmann informou que a sigla já apresentou sua defesa à Justiça Eleitoral e que “não procedem as alegações e acusações proferidas...”
“Os autores não fazem provas da alegada fraude na cota de gênero”, acrescentou.
Por outro lado, o PDT figura como autor da outra ação. O advogado Itaúba Siqueira Júnior ingressou contra a Federação Cidadania-PSDB também alegando o descumprimento das cotas. Isso porque os tucanos não teriam providenciado a substituição da candidata Fabiana Rocha (Bibinha), que morreu num trágico acidente de trânsito em setembro.
“Por consequência da não substituição da candidata falecida, a federação ficou com 19 candidaturas para vereador, sendo 5 do gênero feminino”, frisa um trecho da ação.
Presidente do PSDB,Guilherme Cortez nega descumprimento: “Não há nenhuma irregularidade, considerando que houve uma fatalidade com a candidata e os requisitos legais já haviam sido cumpridos, com as candidaturas devidamente homologadas”.
Futura Legislatura
- Alice Carvalho (PSol): 4.129 votos
- Valdir Oliveira (PT): 4.036 votos
- Rudinei Rodrigues (MDB): 3.796 votos
- Sergio Cechin (Progressistas): 3.220 votos
- Alexandre Vargas (Republicanos): 3.089 votos
- Admar Pozzobom (PSDB): 2.978 votos
- Tubias Calil (PL): 2.922 votos
- Sidi Cardoso (PT): 2.892 votos
- Helen Cabral (PT): 2.555 votos
- Givago Ribeiro (PSDB): 2.507 votos
- Coronel Vargas (PL): 2.459 votos
- Marina Callegaro (PT): 2.354 votos
- Wernel Rempel (PC do B): 2.070 votos
- Luiz Roberto Ceolin Meneghetti (Novo): 2.028 votos
- Lorenzo Mazzine Pichinin (PSDB): 1.834 votos
- Tony Oliveira (Podemos): 1.804 votos
- Marcelo Zappe Bisogno (União Brasil): 1.777 votos
- Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT): 1.702 votos
- Luis Carlos Fort (Progressitas): 1.665 votos
- Vargas (MDB): 1.648 votos
- Guilherme Badke (Republicanos): 1.279 votos
PT e PL aliados em eleição
O PT, a exemplo do PL, aderiu ao bloco de apoio à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB), indicado por Arthur Lira (PP-AL) para ser seu sucessor na presidência da Câmara dos Deputados. Motta é favorito para a disputa de fevereiro de 2025.
Aos desavisados, não há 3º turno!
As redes sociais têm sido palco de bate-boca envolvendo militantes e até assessores ligados ao prefeito eleito Rodrigo Decimo (PSDB) e ao candidato derrotado Valdeci Oliveira (PT). A eleição acabou no dia 27. Caso, os desavisados não tenham se dado conta.
Leia também