
Foto: Divulgação
Rodrigo Decimo (PSDB) à esq.; Rudys Rodrigues (MDB) e Luiz Fernando Cuozzo (PDT) à dir.
Mais uma edição da Calourada começou, na noite de segunda-feira (10), na Gare com o início do ano eletivo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O primeiro dia foi somente para os estudantes e com êxito. Cerca de 5 mil pessoas passaram pelo local e curtiram os shows. E, mais uma vez, com um grande esquema de segurança. Nas outras edições, a festa foi aberta para o público geral, o que ocorre na noite desta terça (11) e também na quarta (12), encerramento do evento.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A recepção dos calouros em um local organizado e seguro é muito importante. Hoje, a festa é bancada pela prefeitura com recurso específico da Secretaria da Cultura, que não pode ir para outra área, como saúde e educação. O ideal, claro, seria a Calourada ser custeada pela iniciativa privada.
Afinal, os estudantes que vão à Gare são os mesmos que gastam nos supermercados, restaurantes, padarias e bares, investem em aluguéis, portanto estimulam a economia da cidade. Quem sabe no futuro o poder público possa se desonerar da realização da Calourada.
Na primeira noite, o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB), acompanhado da primeira-dama Janise (foto), prestigiou o evento, junto a secretários ligados à organização. “O primeiro dia da Calourada foi um sucesso! Pela primeira vez, os universitários tiveram uma noite exclusiva para celebrar o início do ano letivo. Evento seguro, sem nenhuma ocorrência registrada”, escreveu Decimo em sua rede social.
Os vereadores Rudys Rodrigues (MDB), que levou um cartaz com a frase “Ainda estamos aqui” contra a violência à comunidade LGBT+ e às mulheres, e Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT), que é professor da UFSM, também circularam pela festa.