Audiência na Comissão de Educação é prévia para debate sobre a Previdência na Câmara

Audiência na Comissão de Educação é prévia para debate sobre a Previdência na Câmara

Foto: Reprodução

A audiência pública realizada pela comissão de Educação, na noite de quarta-feira (1º), na Câmara de Vereadores, sobre a reforma da Previdência foi um termômetro do debate tenso que será travado no Legislativo, com pressão dos dois lados: das categorias de servidores e do Executivo. Ao longo da reunião, funcionários, além de representantes de partidos da esquerda, revezaram-se no microfone e ameaçaram greve. Também cobraram acesso aos dados detalhados do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (Igam) e nomeação de servidores. “Querem parcelar nossos salários? Podem parcelar, não temos medo”, disse o agente de saúde Paulo Horwath, referindo-se ao fato de a prefeitura alertar que, sem a reforma, não terá recurso para pagar toda a folha de dezembro.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Porta-voz do Executivo sobre o tema, o procurador-geral Guilherme Cortez disse que as categorias terão todas as informações solicitadas e que a situação complexa da Previdência não é apontada pela prefeitura, mas, sim, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), enfatizando que o cenário crítico não foi provocado pelo funcionalismo. 


– Em nenhum momento se falou em culpa dos servidores – afirmou Cortez, que foi vaiado pelas categorias nas galerias e até contestado por algumas declarações. Junto com o procurador-geral, representou a prefeitura a secretária de Gestão de Pessoas, Solaine Massierer.

 
Ao final, o presidente da Comissão de Educação, Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT), pontuou o que deve prevalecer no debate, já que a reforma é uma realidade pela situação do Ipassp, frisando a importância de a prefeitura dar todas as respostas para construir uma proposta viável de ser aceita e aprovada. 


– Claro que vai doer um pouco para todo mundo, mas que tenhamos o mínimo de aceitação (da proposta) até pela base do governo – afirmou ele.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pré-candidata ao governo do Estado visita Santa Maria nesta sexta Anterior

Pré-candidata ao governo do Estado visita Santa Maria nesta sexta

Vereadores de Santa Maria se surpreendem com regra criada por eles mesmos Próximo

Vereadores de Santa Maria se surpreendem com regra criada por eles mesmos

Jaqueline Silveira