Após 30 anos no PSDB, Jorge Pozzobom se filia ao PSD ao lado de Eduardo Leite

Após 30 anos no PSDB, Jorge Pozzobom se filia ao PSD ao lado de Eduardo Leite

Foto: Divulgação

Secretário estadual de Sistemas Penal e Socioeducativo, o ex-prefeito de Santa Maria Jorge Pozzobom se filiou ao Partido Social Democrático (PSD) na segunda-feira (25), acompanhando o governador Eduardo Leite, que trocou o PSDB pelo PSD em maio deste ano.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Não é uma surpresa o ingresso de Pozzobom à sigla, uma vez que ele faz parte do grupo político de Leite, que abonou sua ficha no PSD. O ex-prefeito fez toda sua carreira política na sigla tucana, incluindo vereador, dois mandatos a deputado estadual e mais duas gestões de prefeito, partido no qual permaneceu por 30 anos, filiando-se em 1995.

 
O secretário encaminhou um agradecimento ao antigo partido. 


– Eu quero, de coração, agradecer o carinho que recebi do nosso PSDB em 30 anos de filiação. 30 anos não são 30 dias, é uma história. Fiz tudo que esteve ao meu alcance para honrar o nosso PSDB. Não importa aonde eu estiver, vocês terão sempre um amigo aqui. Falei para nossa presidente Paula Mascarenhas. Mais uma vez, muito obrigado por tudo – afirmou Pozzobom.

 
Pozzobom, que concorrerá a deputado estadual nas eleições 2026, destacou, ainda, que, independentemente de partido, seu compromisso com Santa Maria está acima de siglas. Conforme o ex-prefeito, o PSDB já deu sua contribuição para o Brasil, e ele, à cidade que administrou pelos últimos oito anos.


Prefeito Decimo

Sábado (30), em Porto Alegre, haverá o primeiro encontro do PSD desde o ingresso do governador Eduardo Leite, que preside o partido no Estado, com a presença do comandante nacional da sigla, Gilberto Kassab, oportunidade em que lideranças tucanas irão se filiar à sigla, entre elas, o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, que permaneceu por pouco mais de um ano no PSDB.


Vereadores

Ao contrário do secretário Pozzobom e do prefeito Decimo, os três vereadores no Legislativo de Santa Maria – Admar Pozzobom, presidente da Câmara, Givago Ribeiro e Lorenzo Pichinin –, não poderão trocar de sigla, neste momento, uma vez que correm o risco de perder o mandato, já que a janela partidária é só em março de 2028. Entretanto, em caso de o PSDB se fundir ou incorporar outra sigla, mudará seu estatuto, oportunizando a saída dos parlamentares sob o argumento da justa causa. Por enquanto, o trio tem de ficar onde está.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria recebe debate do “Giro pelo Rio Grande” sobre futuro político e econômico do país Anterior

Santa Maria recebe debate do “Giro pelo Rio Grande” sobre futuro político e econômico do país

Ex-prefeito Jorge Pozzobom se filia ao PSD, novo partido do governador Eduardo Leite Próximo

Ex-prefeito Jorge Pozzobom se filia ao PSD, novo partido do governador Eduardo Leite

Jaqueline Silveira