Deni Zolin

Secretário de Segurança diz que, em resposta a homicídios, Batalhão de Choque vai intensificar ações em Santa Maria

Secretário de Segurança diz que, em resposta a homicídios, Batalhão de Choque vai intensificar ações em Santa Maria

Foto: Divulgação

Em resposta à onda de assassinatos em Santa Maria, o secretário estadual de Segurança Pública, Sandro Caron, afirmou ao Diário, na sexta à tarde, que o 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BTChoq) da Brigada Militar, deixará temporariamente de ter atuação regional e vai concentrar todos os seus esforços em ações de combate à criminalidade e ao tráfico de drogas somente em Santa Maria.

Jovem é executado a tiros e Santa Maria registra quatro homicídios em menos de 12 horas


– A Região Central tem o 2º Batalhão de Choque. Em razão desses fatos de janeiro e nos últimos dias, o comando da Brigada Militar definiu que o 2º BPChoq ficará exclusivo para a cidade de Santa Maria. Dessa forma, vamos aumentar ações preventivas e ostensivas na cidade, mas vamos agir também com ações de investigação e inteligência – afirmou Caron, em entrevista exclusiva ao Diário.

Após troca de tiros com a polícia no centro de Santa Maria, foragido de 19 anos é baleado e morre


A decisão de combater o tráfico tem a ver com a motivação da maioria dos homicídios. Só nos primeiros 45 dias deste ano, foram 13 assassinatos na cidade, contra sete no mesmo período de 2022.

– A estatística do Estado e da região de Santa Maria é de que 80% dos homicídios têm relação com o tráfico. Sobre o que ocorreu em janeiro e nos últimos dias aí na cidade, a diretriz que passamos para as forças de segurança em Santa Maria é bater muito forte no tráfico de drogas. É o que eu chamo de pressão operacional. É pra bater forte, é uma repressão muito forte ao tráfico de drogas aí em Santa Maria em razão dos homicídios. E aí temos que enfraquecer esses grupos que vem ganhando dinheiro com o tráfico e produzindo outros crimes violentos – reafirmou o secretário estadual de Segurança Pública.

Caron declarou ainda que a Delegacia de Homicídios da Polícia Civil em Santa Maria também ganhou reforço agora.

– O Estado vem em 2023 no menor número da história de crimes letais, tivemos aumento pontual em janeiro em algumas cidades como Caxias, Canoas e Santa Maria, e já estamos com ações efetivas aí na cidade. A prisão de três criminosos e a morte de outro já foi uma resposta rápida da Brigada. Em especial, na Polícia Civil, o Departamento de Homicídios vem priorizando a investigação dessas mortes. Além da equipe da Delegacia de Homicídios que já atua nisso, designamos mais cinco policiais para acelerar essas investigações e prender os autores de homicídios, prender também os mandantes. Combateremos esse crime organização com foco no tráfico de drogas – declarou Caron.

Outros índices

Caron destacou que outros índices de criminalidade tiveram queda, como de roubo a veículos e roubo a estabelecimentos comerciais, que caíram 20% em janeiro no Estado. Só de furtos de pedestres, foram 1 mil casos a menos em janeiro no Rio Grande do Sul, segundo ele.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reunião nesta segunda-feira tratará de reajuste salarial de servidores da Fepam; duplicação da RSC-287 deve atrasar no aguardo de licença Anterior

Reunião nesta segunda-feira tratará de reajuste salarial de servidores da Fepam; duplicação da RSC-287 deve atrasar no aguardo de licença

“Uma campanha direta para prevenir, desconheço que tenha isso no Brasil”, diz prefeito de Santa Maria Próximo

“Uma campanha direta para prevenir, desconheço que tenha isso no Brasil”, diz prefeito de Santa Maria

Deni Zolin