
Um tradicional bolicho à moda antiga que funcionava bem na área central de Santa Maria e estava fechado há tempo, desde que um dos sócios faleceu, teve agora seu fim. O prédio do Bar e Armazém Esquinão, na esquina das ruas Benjamin Constant com Venâncio Aires e Major Duarte, foi demolido ontem. Outros imóveis que ficavam ao lado também foram derrubados.

Pelo que a coluna apurou, deve ser construída uma farmácia da rede Droga Raia no local.
RGE prevê troca de todos os postes de madeira por concreto até 2027 em Santa Maria
Nas redes sociais, houve até questionamentos se o imóvel não seria tombado como patrimônio histórico do município. Segundo uma fonte na área de patrimônio cultural e também a própria prefeitura, apesar de ser antigo, esse casarão não era tombado. É que, além da antiguidade, há outros fatores para justificar a proteção do bem, como “ter tido algum uso cultural relevante ou personalidade importante para história do município que tivesse ocupado”, segundo essa fonte da área de patrimônio.

Além disso, de acordo com a prefeitura, na época da venda, até o Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic) foi consultado se havia alguma restrição à demolição do imóvel, mas não havia.