Pelo segundo ano consecutivo, avenida de Santa Maria é campeã em aplicação de multas; confira o ranking completo

Pelo segundo ano consecutivo, avenida de Santa Maria é campeã em aplicação de multas; confira o ranking completo

Foto: Eduardo Ramos (Arquivo/Diário)

O balanço das multas por controladores eletrônicos de velocidade em 2023 apontou uma redução total de 30% nas autuações em Santa Maria pois caiu de 71,4 mil, em 2022, para 49,6 mil no ano passado – uma média de 136 por dia. Entre as ruas e avenidas com mais multas aplicadas pelas lombadas eletrônicas e pardais, a campeã continua sendo a Avenida Diácono João Luiz Pozzobon. 


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Ela até teve uma queda expressiva de 51% nas autuações aplicadas de 2022 para 2023. Mesmo assim, 14.977 motoristas foram flagrados acima da velocidade para o local, que é de 50 km/h. Isso dá uma média de 41 multas por dia só nessa via.


Na avaliação do secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, esse local ainda é o que registra mais multas porque fica na entrada de Santa Maria, de quem chega de Itaara ou da Quarta Colônia e da Capital. Ou seja, muitos motoristas de fora, que entram pela primeira vez em Santa Maria, não se dão conta da presença da lombada, apesar de ela ter um letreiro luminoso que indica a velocidade e estar sinalizada antes.


As outras vias campeãs de multas também ficam nas demais entradas da cidade. Em segundo lugar, está a Avenida Walter Jobim, acesso da cidade para quem chega de Rosário do Sul ou de São Pedro do Sul. Só em 2023, foram 10,3 mil autuações por excesso de velocidade no local. Em terceiro lugar, está a Avenida Hélvio Basso, onde a lombada eletrônica multou 7,1 mil veículos no ano passado.


Apesar de muitas críticas de motoristas à implantação dos controladores de velocidade, que se queixam de medidas arrecadatórias, o secretário Orion Ponsi alega que as lombadas e pardais têm um efeito psicológico bem maior do que as lombadas físicas. 


Ele diz que, ao passar por um quebra-molas, o motorista não registra na memória que precisa andar mais devagar no restante da cidade, mas que com os controladores eletrônicos e o temor das multas, o condutor passa a reduzir a velocidade não só onde há a lombada ou pardal.


– Antes, havia só quebra-molas e os números de sinistros e mortes eram altos e não baixavam. Chegou a 50 mortes só em 2010. Após a instalação dos controladores eletrônicos, houve redução de acidentes, feridos e mortes, o que é uma prova da mudança de comportamento dos motoristas – diz Ponsi.


Autuações dos controladores

Locais
Multas em 2022
Multas em 2023
Variação
Av. João Luiz Pozzobon
30.647
14.977
-51%
Av. Walter Jobim
10.677
10.314
-3%
Av. Hélvio Basso
7.572
7.156
-5%
Av. Presidente X Borges
4.721
4.323
-8%
Av. Medianeira X Barão
5.019
3.991
-20%
Av. Medianeira X Duque
3.437
3.670
6%
Av. Dores X Medianeira
4.448
2.221
-50%
Av. Rio Branco X Vale Machado
2.625
2.069
-21%
Rua do Acampamento
2.293
925
-59%
TOTAL
71.439
49.646
-30%



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