Foto: Vinicius Becker (Diário)
O tradicional supermercado Nacional da Avenida Medianeira fechará as portas no próximo dia 28 de setembro, após décadas de atividade na cidade. Em outubro, vai reabrir com outra marca, da rede gaúcha Super Nicolini, de Bagé. O mercado Nacional era de um grupo gaúcho criado em Esteio, em 1969, que foi vendido às multinacionais Sonae, de Portugal, depois para as norte-americanas Walmart e Advent, e, por último, ao Carrefour, da França. Ao comprar o Grupo BIG no Brasil, que inclui BIG e Nacional, o grupo francês decidiu encerrar as atividades da marca originalmente gaúcha.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo Selmo Dias, diretor de relacionamentos do Super Nicolini, após o fechamento do Nacional da Medianeira, no dia 28 deste mês, no dia seguinte será feito um inventário e levantamento de mercadorias e equipamentos.
– Vamos assumir o imóvel no dia 30 de setembro, porém, vamos fazer as reformas com a loja fechada. Será trocado, inclusive, o telhado. Devemos inaugurar o mercado na segunda quinzena de outubro, em data ainda a definir – disse Dias.
O diretor do Super Nicolini disse que, no acordo com o Carrefour, ficou definido que todos os funcionários do Nacional seguirão na nova empresa, a menos que alguns não queiram continuar. A previsão é que sejam contratadas mais 30 pessoas para Santa Maria. Ainda não foi divulgada a seleção.
Além dos mercados de Santa Maria e Rosário do Sul (que está em reformas), a negociação entre Carrefour e Grupo Nicolini incluiu a compra dos supermercados Nacional das cidades de Alegrete, Bagé, Camaquã, Dom Pedrito, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e São Borja. A troca de gestão está sendo feita de forma gradual. O grupo gaúcho já assumiu seis mercados. Na próxima terça, será em Santa Cruz do Sul e, na sequência, em Santa Maria.
– Quanto às duas lojas de Pelotas, estamos aguardando a conclusão das negociações da rescisão contratual das locações entre Carrefour e grupo Josapar, depois disso acertaremos as locações – disse Selmo Dias.
Em 2024, o grupo Osmar Nicolini, de Bagé, completou 45 anos de existência, está entre as 100 maiores redes de supermercados do Brasil, 10 maiores do Rio Grande do Sul, presente em diferentes municípios (Bagé, Dom Pedrito, Pelotas, São Gabriel, Santana do Livramento, Quaraí), 17 lojas e mais de 2 mil funcionários.