Deni Zolin

Lula vai a Recife e pode anunciar a obra da ESA esta semana

Lula vai a Recife e pode anunciar a obra da ESA esta semana

Foto: Reprodução

Enquanto ocorre uma pressão de ambientalistas de Pernambuco pela mudança do projeto da Escola de Sargentos das Armas (ESA) na Grande Recife, para evitar desmatamento de até 300 mil árvores nativas, outra notícia vinda do Nordeste aponta que o presidente Lula deve ir esta semana para lá e anunciar novidades sobre as obras.

 
Segundo o Jornal do Commercio, de Recife, o petista deve chegar a Pernambuco na quinta-feira e anunciar investimentos de ampliação na Refinaria Abreu e Lima, com total de R$ 10 bilhões e geração de 10 mil empregos. Na sexta, Lula participará da troca do comandante do Comando Militar do Nordeste. Segundo o jornal pernambucano, nessa oportunidade, estaria prevista a confirmação, por parte de Lula, da construção da ESA na Grande Recife.

O anúncio da capital pernambucana para sediar a ESA havia sido feito pelo então presidente Jair Bolsonaro, em 2021. Por isso, a presença do petista em seu Estado natal tem uma importância simbólica para confirmar o investimento, ainda mais depois das polêmicas ambientais, já que o projeto exigiria o corte de 300 mil árvores nativas em uma área de preservação permanente.

O que talvez Lula e o Ministério do Meio Ambiente precisarão responder é se o governo federal vai mesmo autorizar o corte de tantas árvores na região de Mata Atlântica. Os projetos da nova ESA devem ser feitos este ano e só depois passarão por análise dos órgãos ambientais. Pegará muito mal para o governo, que alardeia ao mundo ser a favor do desmatamento zero, autorizar uma devastação em uma área gigante de floresta nativa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

62% dos inscritos na UFSM são mulheres: veja quantos realmente fizeram a prova em cada cidade, a abstenção final e curiosidades Anterior

62% dos inscritos na UFSM são mulheres: veja quantos realmente fizeram a prova em cada cidade, a abstenção final e curiosidades

Próximo

"UFSM é maior que a maioria das cidades do nosso Estado", afirma reitor, ao destacar a importância do vestibular

Deni Zolin