Foto Deni Zolin
A volta do Juvenart para Santa Maria já refletiu em bons números para os setores de comércio e serviços. Segundo o sindicato das empresas de turismo da cidade, o Sindithurr, a lotação do setor de hotelaria ficou em mais de 90%, com vários hotéis com as vagas esgotadas nos dias do evento tradicionalista, entre quinta e domingo passados. Isso foi reflexo de mais de 140 ônibus de excursões que vieram para Santa Maria para o evento, que reuniu 3,5 mil pessoas. Ao contrário de eventos como a Romaria da Medianeira, que foca mais em apenas um dia, o Juvenart tem a vantagem de fazer os participantes e as famílias ficarem mais dias na cidade, o que movimentou também os setores de alimentação e do comércio.
VÍDEO: CPF Piá do Sul é campeão do Juvenart 2025
Depois de três anos, Juvenart retorna a Santa Maria e reafirma laços com a tradição
A administradora do Royal Plaza, Cristina Trevisan, disse que o movimento na praça de alimentação foi 10% maior do que o normal na quinta e na sexta passadas, e 20% superior no sábado e no domingo. Além disso, nas lojas do shopping, era possível ver jovens com vestimentas de CTGs de várias cidades gaúchas fazendo compras. Muitos vieram com a família.
No caso do Praça Nova, a assessoria informou que o movimento foi 10% maior no sábado e teve um crescimento de 19% no domingo. Os corredores lotados refletiram também em aumento de vendas.
O diretor de um hotel comentou que estava lotado durante o Juvenart, mas lembra que é preciso que a cidade tenha mais eventos como esse, pois é uma luta diária manter a empresa com o movimento baixo durante uma boa parte do ano. Em setembro, haverá evento internacional sobre o Diácono Pozzobon e o FestMirim. Para ambos, será preciso acomodar pessoas até fora de Santa Maria.