
Foto: Deni Zolin
Está previsto para ocorrer, na segunda quinzena de junho, a sempre polêmica discussão sobre a abertura ou não dos supermercados aos domingos. É que a atual convenção coletiva que trata desse e de outros assuntos está chegando ao fim.
O sindicato dos donos de supermercados, o Sindigêneros, chegou a ensaiar a possibilidade de reabertura aos domingos em 2020, mas com a chegada da pandemia, adiou os planos. No ano passado, também cogitou-se o funcionamento nesse dia, mas a proposta foi derrotada. Para a próxima convenção coletiva, segue a incógnita, pois os supermercadistas evitam falar do assunto e informam apenas que dependerá da votação em assembleia.
Desde 2008, o sindicato patronal apoia a proibição do uso de mão de obra aos domingos em Santa Maria, estando isso registrado em convenção coletiva, o que inviabiliza que grandes e médios supermercados abram as portas nesse dia.
Pela legislação trabalhista, só é permitido o funcionamento se apenas donos e parentes de primeiro grau trabalhem aos domingos, o que, na prática, permite que apenas pequenos mercadinhos funcionem nesse dia da semana.