Deni Zolin

Após 16 anos, Colégio Centenário é reconstruído e ganha torre de 196 apartamentos

Após 16 anos, Colégio Centenário é reconstruído e ganha torre de 196 apartamentos

Dezesseis anos após o incêndio que destruiu o tradicional Colégio Centenário, em 16 de maio de 2007, o prédio da escola foi reconstruído e será entregue junto com uma torre com 196 apartamentos. A Construtora Jobim está na reta final de construção do colégio e também do empreendimento Centenário Residence School. No sábado e no domingo, será realizada a entrega das chaves aos proprietários dos apartamentos, além da bênção do empreendimento e visitação. Entre os compradores, muitos deles são ex-alunos, professores ou admiradores do legado da instituição, que adquiriram seus apartamentos logo no lançamento do projeto, em outubro de 2021 e vão recebê-los exatamente na data informada pela Construtora Jobim.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

Além de reconstruir a estrutura da escola, que será entregue em breve ao Colégio Centenário, a Construtora Jobim ergueu junto dela uma torre com sete andares e 196 apartamentos de 1 dormitório, totalizando 15 mil metros quadrados de área construída. Todos foram vendidos. A coluna procurou a direção da escola para saber quando o prédio voltará a receber os alunos, mas não teve resposta nesta terça (17).


Com isso, no mesmo local e com as referências do prédio histórico, o Colégio Centenário retoma seu lugar na paisagem de Santa Maria. Na fachada externa, iluminada pelo sol da tarde, foi aplicado o lema da instituição que sediou por um século: “Educar a mente a pensar, o corpo a agir e o coração a sentir”. Segundo a construtora, os acessos aos espaços residencial e educacional serão totalmente distintos, tendo o ingresso de moradores e pedestres pela Acampamento.


HISTÓRIA DO COLÉGIO

O nome Centenário deriva da data de fundação do colégio, em 27 de março de 1922, no exato ano do primeiro centenário da Independência do Brasil. Suas fundadoras foram duas missionárias americanas da Igreja Metodista, Eunice Andrew e Louise Best. O financiamento foi obtido através de um esforço particular das Sociedades Metodistas de Senhoras dos Estados Unidos da América, como parte das celebrações do Centenário das Missões Metodistas e a pedra fundamental foi lançada no dia 7 de setembro do ano 1921. O estilo arquitetônico seguiu o modelo das universidades dos Estados Unidos da América, lembrando a forma de uma casa, com telhado triangular e parede de tijolos sem cobertura.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dnit prevê liberação da BR-158 entre Santa Maria e Itaara nesta quinta Anterior

Dnit prevê liberação da BR-158 entre Santa Maria e Itaara nesta quinta

Inaugurado novo supermercado da Faixa Nova de Camobi, que gerou 160 empregos Próximo

Inaugurado novo supermercado da Faixa Nova de Camobi, que gerou 160 empregos

Deni Zolin