Deni Zolin

Após 15 denúncias, Ministério Público vai investigar demora da RGE para religar a luz em Santa Maria

Após 15 denúncias, Ministério Público vai investigar demora da RGE para religar a luz em Santa Maria

Com milhares de clientes na Região Central ainda sem energia elétrica, mesmo dois dias e meio após o temporal, muitas pessoas já perderam a paciência com a demora da RGE. Além do longo tempo de espera, outra queixa é a falta de informações e de previsões de quando a luz vai voltar. Uma das formas de pressionar a empresa é procurando o Ministério Público (MP) para registrar reclamação. Até sexta ao meio-dia, 15 santa-marienses haviam reclamado ao MP, que abriu investigação para apurar eventual descumprimento de contrato da empresa pela demora para religar a luz.


Em Santa Maria, segundo a promotora Giani Saad, os clientes da RGE podem enviar a queixa para o e-mail [email protected] ou marcar horário para atendimento via telefone (55) 3222-9049.

Segundo ela, até esta quinta-feira à noite, nenhum cliente da RGE havia enviado reclamação ao MP na cidade. Porém, após o Diário divulgar os contatos para queixas, pelo menos 15 consumidores de Santa Maria havia enviado e-mails ao MP para reclamar da demora da RGE e para pedir socorro, já que parte deles são pacientes que estão em casa e precisam de equipamentos concentradores de oxigênio para sobreviver.

A promotora afirmou que, no fim da manhã de sexta, enviou para à concessionária a relação dos clientes ainda sem luz e que precisam ter prioridade por questões de saúde. Giani informou que a RGE se comprometeu a priorizar essas religações de energia.

- Telefonamos e pedimos imediata prioridade às Aldeias SOS que estavam sem luz. Na manhã de sexta, a energia foi restabelecida lá e no Asilo Vila Itagiba. Recebemos inúmeras reclamações de consumidores e já estamos em contato direto com RGE, enviando endereços para que sejam priorizados. Importante só divulgar que, para dar prioridade de atendimento, ajuda se o cliente enviar a reclamação ao MP com o código de fatura, que é o número da conta de luz que inicia com 309 ou 400, pois facilita para identificar o local e agilizar atendimento - disse Giani.


Também é importante que os clientes da RGE registrem queixas no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para pressionar a companhia. O site é www.aneel.gov.br.

À CDN, Leite explica sobre ações do governo e os próximos passos após temporal; Santa Maria é uma das cidades em situação de emergência

Para eventuais pedidos de ressarcimento por danos materiais ou morais causados pela falta de energia por tempo excessivo, uma dica do advogado Lucas Athayde, da Athayde Advogados, é fazer fotos de comidas estragadas na geladeira ou freezer, de notas fiscais e anotar os números de protocolo de queixas à RGE.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Exército reduz área desmatada de 180 para 90 hectares para nova ESA Anterior

Exército reduz área desmatada de 180 para 90 hectares para nova ESA

Santa-mariense concorre à eleição de sindicato médico Próximo

Santa-mariense concorre à eleição de sindicato médico

Deni Zolin