Com milhares de clientes na Região Central ainda sem energia elétrica, mesmo dois dias e meio após o temporal, muitas pessoas já perderam a paciência com a demora da RGE. Além do longo tempo de espera, outra queixa é a falta de informações e de previsões de quando a luz vai voltar. Uma das formas de pressionar a empresa é procurando o Ministério Público (MP) para registrar reclamação. Até sexta ao meio-dia, 15 santa-marienses haviam reclamado ao MP, que abriu investigação para apurar eventual descumprimento de contrato da empresa pela demora para religar a luz.
Em Santa Maria, segundo a promotora Giani Saad, os clientes da RGE podem enviar a queixa para o e-mail [email protected] ou marcar horário para atendimento via telefone (55) 3222-9049.
Segundo ela, até esta quinta-feira à noite, nenhum cliente da RGE havia enviado reclamação ao MP na cidade. Porém, após o Diário divulgar os contatos para queixas, pelo menos 15 consumidores de Santa Maria havia enviado e-mails ao MP para reclamar da demora da RGE e para pedir socorro, já que parte deles são pacientes que estão em casa e precisam de equipamentos concentradores de oxigênio para sobreviver.
A promotora afirmou que, no fim da manhã de sexta, enviou para à concessionária a relação dos clientes ainda sem luz e que precisam ter prioridade por questões de saúde. Giani informou que a RGE se comprometeu a priorizar essas religações de energia.
- Telefonamos e pedimos imediata prioridade às Aldeias SOS que estavam sem luz. Na manhã de sexta, a energia foi restabelecida lá e no Asilo Vila Itagiba. Recebemos inúmeras reclamações de consumidores e já estamos em contato direto com RGE, enviando endereços para que sejam priorizados. Importante só divulgar que, para dar prioridade de atendimento, ajuda se o cliente enviar a reclamação ao MP com o código de fatura, que é o número da conta de luz que inicia com 309 ou 400, pois facilita para identificar o local e agilizar atendimento - disse Giani.
Também é importante que os clientes da RGE registrem queixas no site da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para pressionar a companhia. O site é www.aneel.gov.br.
Para eventuais pedidos de ressarcimento por danos materiais ou morais causados pela falta de energia por tempo excessivo, uma dica do advogado Lucas Athayde, da Athayde Advogados, é fazer fotos de comidas estragadas na geladeira ou freezer, de notas fiscais e anotar os números de protocolo de queixas à RGE.