Do total de acidentes com feridos em Santa Maria, 1,7% dos motoristas haviam bebido; em colisões com morte, percentual sobe para 35%

Do total de acidentes com feridos em Santa Maria, 1,7% dos motoristas haviam bebido; em colisões com morte, percentual sobe para 35%

Foto: Divulgação/Detran-RS

As análises aprofundadas dos dados de acidentes, feridos e óbitos são importantes, segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, para planejar novas ações de prevenção. Dos dados de 2023, Ponsi diz que chama a atenção que, dos acidentes com feridos, há o registro de somente 1,7% dos motoristas que haviam ingerido bebida alcoólica.

​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

– Já se analisarmos os acidentes com morte, os números são absurdamente elevados: 35% de todos os condutores envolvidos em sinistros de trânsito com morte estavam sob efeito de álcool, associando isso à direção de veículos. Isso, por si só, já demonstra o que o poder público tem tratado de que a associação de álcool e direção não combinam – comenta.

É por isso que a prefeitura e demais órgãos de segurança seguem fazendo blitze de Balada Segura, com uso do bafômetro, de de uso de radar – em função das mortes por atropelamentos no passado, houve a decisão de implantar os controladores de velocidade.

– Quando verificamos a razão da velocidade elevada no sinistro de lesão corporal, tivemos apenas 8,4% que estavam em excesso de velocidade. Quando analisamos os sinistros com mortes, verificamos que a alta velocidade está presente em 16%. A associação de álcool e velocidade representa 50% das mortes em Santa Maria. É algo que a gente combate firmemente, fizemos uma série de ações, fiscalizações para que este número e essa associação de álcool/velocidade/direção reduza – afirmou Ponsi.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ministério Público entra com ação pedindo ressarcimento a vítimas de golpe milionário de construtora Anterior

Ministério Público entra com ação pedindo ressarcimento a vítimas de golpe milionário de construtora

Em Santa Maria, metade dos acidentes com feridos é causada por quem avança sinal Próximo

Em Santa Maria, metade dos acidentes com feridos é causada por quem avança sinal

Deni Zolin