Mudança de hábitos

Além de academias, estúdios de pilates se popularizaram em Santa Maria

Além de academias, estúdios de pilates se popularizaram em Santa Maria

Foto Beto Albert

Entre as práticas esportivas que cresceram nos últimos anos em Santa Maria está o pilates, com muitos estúdios que abriram. Formada em Educação Física, Neusa Pizeta Pinto, 53 anos, já havia administrado duas academias. Em 2011, após fazer um curso de medicina chinesa, resolveu abrir o Studio N Pilates & Fitness, na Rua Riachuelo, no Centro. Na época, era um dos poucos que existiam na cidade. Mas de lá para cá, a prática se popularizou e ela viu serem abertos diversos estúdios de pilates. Uma pesquisa no Google aponta que há pelo menos 20 locais que oferecem pilates em Santa Maria registrados, mas é possível que haja bem mais.

 
– Comecei a dar aula de pilates solo, mat pilates, na academia, e vim com essa vontade de abrir um estúdio. Em 2011, abri o estúdio de pilates, que trabalha muitas patologias, são várias idades, gestantes, crianças, que vêm tanto (em função da) patologia quanto da parte estética. O exercício acrescenta saúde em todos os aspectos, trabalha corpo e mente como um todo – diz Neusa, lembrando que o local também tem aulas de treinamento funcional.

Cooperativa da região investe R$ 7 milhões em robôs para aumentar produção


No estúdio, são atendidos entre 100 a 150 alunos por mês. Seis funcionários auxiliam nas modalidades oferecidas, dentre eles, a filha e sócia de Neusa, Gabriela Pizeta Braccini Duarte. Na avaliação de Neusa, o crescimento do ramo nos últimos anos está relacionado aos benefícios que as práticas trazem para a saúde.

– O pilates trabalha concentração, parte cardiovascular, pulmão, além de aumentar nosso tônus muscular. Hoje, temos mais alunos de pilates, que trabalham patologia, flexibilidade, psicológico. O treinamento funcional é 20% dos nossos clientes – diz Neusa.

Um dos alunos mais antigos é o aposentado Gonzaga Pires, 70 anos. Ele pratica pilates há 13 anos no estúdio e afirma que não pode ficar sem as aulas três vezes por semana:

– Hoje, mais do que nunca, a pessoa tem que procurar ter uma qualidade de vida. Isso busquei e estou conseguindo aqui no pilates porque oportuniza pensar no mental e fazer no lado físico. Tem que estar com o corpo em dia, já faz anos que sou cliente da Neusa, (o pilates) me oportuniza que eu faça tudo aquilo que quero fazer. (Também) Gosto muito de caminhar, 1h diariamente. Aliado a tudo isso, tenho uma propriedade rural, ando a cavalo, a pé, de trator, isso tudo me auxilia a manter esse ritmo de vida que tenho até hoje.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Total de multas de trânsito reduz 34% em Santa Maria; foram 68 mil em 2023 Anterior

Total de multas de trânsito reduz 34% em Santa Maria; foram 68 mil em 2023

Em 10 anos, número de academias triplica e ultrapassa o de farmácias em Santa Maria Próximo

Em 10 anos, número de academias triplica e ultrapassa o de farmácias em Santa Maria

Deni Zolin