Entre 5 e 8 de novembro, Lavras do Sul receberá a terceira edição do Universo Pecuária, uma das principais vitrines da pecuária nacional. Para a diretora técnica, Marcela Santana, a proposta para este ano é trazer novas experiências para os visitantes. “Estamos estruturando novidades, principalmente na Via Gastronômica e Cultural. Vamos ampliar os conteúdos sobre carne, valorizando o produto final da pecuária de corte e fortalecendo a conexão com o público urbano”, afirma. É através do prato, da carne, da experiência sensorial, que conseguimos traduzir para o público urbano a importância do campo. Por isso, levamos conhecimento para esses espaços, unindo sabor e informação”, reforça. O Universo Pecuária será palco para eventos como Pampa e Gado, Fórum de Comunicação e Marketing, além de fóruns técnicos já consagrados como o Fórum da Genética e o Fórum da Pecuária Sustentável.
Fórum de pecuária sustentável e mudança climática
“Oportunidades e desafios da agropecuária gaúcha no cenário global” é o tema da palestra de abertura do evento, ministrada pelo produtor rural, ex-secretário estadual da Agricultura e presidente eleito da Farsul, Domingos Velho Lopes. Em seguida, o diretor-geral do Universo Pecuária, Davi Teixeira, falará sobre “A pecuária como solução para as crises agrícola e climática do Rio Grande do Sul”. Na sequência, haverá debate com as convidadas Ana Doralina Menezes e Antônia Scalzilli, respectivamente presidentes da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável e do Instituto Desenvolve Pecuária, abordando experiências e perspectivas sobre sustentabilidade no setor.
Alinhamento econômico e ambiental
Evidenciar a pecuária como atividade capaz de atender simultaneamente às demandas econômicas e ambientais no contexto gaúcho é o objetivo do 3º Fórum de Pecuária Sustentável e Mudança Climática que marca a abertura oficial do Universo Pecuária. Para Domingos Velho Lopes, um dos palestrantes, o evento é um espaço essencial para ampliar o entendimento sobre o papel da pecuária na sustentabilidade global. “O Fórum será uma oportunidade de mostrar a relevância da agricultura, da pecuária e da silvicultura na consolidação de um modelo de produção sustentável, alinhado às diretrizes internacionais da ONU e da FAO. O bom entendimento sobre sequestro de carbono, aquecimento global e práticas agronômicas e veterinárias adequadas é essencial para o crescimento sustentável da atividade produtiva e da pecuária gaúcha”, afirma o presidente eleito da Farsul.
A carne vermelha na economia verde
A solenidade de abertura do 3º Universo Pecuária trás como temática central “A carne vermelha na economia verde”, reforçando a importância da atividade como protagonista nas práticas de sustentabilidade e mitigação climática. Segundo Davi Teixeira, o encontro reforça o papel do evento em conectar produção e conservação. “Estamos com grande expectativa para o terceiro Fórum de Pecuária Sustentável e Mudança Climática, porque ele traduz exatamente um dos propósitos do Universo Pecuária: conectar a produção primária às demandas globais por clima e meio ambiente. A temática da carne vermelha na economia verde reforça as oportunidades que a pecuária oferece para ser compreendida como solução para as questões climáticas e de emissões, sobretudo pelo sequestro e estoque de carbono no solo, que atua como um grande filtro natural”, destaca.