Universo Pecuária: carne, inovação, negócios e conexão entre campo e cidade

Entre 5 e 8 de novembro, Lavras do Sul receberá a terceira edição do Universo Pecuária, uma das principais vitrines da pecuária nacional. Para a diretora técnica, Marcela Santana, a proposta para este ano é trazer novas experiências para os visitantes. “Estamos estruturando novidades, principalmente na Via Gastronômica e Cultural. Vamos ampliar os conteúdos sobre carne, valorizando o produto final da pecuária de corte e fortalecendo a conexão com o público urbano”, afirma. É através do prato, da carne, da experiência sensorial, que conseguimos traduzir para o público urbano a importância do campo. Por isso, levamos conhecimento para esses espaços, unindo sabor e informação”, reforça. O Universo Pecuária será palco para eventos como Pampa e Gado, Fórum de Comunicação e Marketing, além de fóruns técnicos já consagrados como o Fórum da Genética e o Fórum da Pecuária Sustentável.


Fórum de pecuária sustentável e mudança climática

“Oportunidades e desafios da agropecuária gaúcha no cenário global” é o tema da palestra de abertura do evento, ministrada pelo produtor rural, ex-secretário estadual da Agricultura e presidente eleito da Farsul, Domingos Velho Lopes. Em seguida, o diretor-geral do Universo Pecuária, Davi Teixeira, falará sobre “A pecuária como solução para as crises agrícola e climática do Rio Grande do Sul”. Na sequência, haverá debate com as convidadas Ana Doralina Menezes e Antônia Scalzilli, respectivamente presidentes da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável e do Instituto Desenvolve Pecuária, abordando experiências e perspectivas sobre sustentabilidade no setor.


Alinhamento econômico e ambiental

Evidenciar a pecuária como atividade capaz de atender simultaneamente às demandas econômicas e ambientais no contexto gaúcho é o objetivo do 3º Fórum de Pecuária Sustentável e Mudança Climática que marca a abertura oficial do Universo Pecuária. Para Domingos Velho Lopes, um dos palestrantes, o evento é um espaço essencial para ampliar o entendimento sobre o papel da pecuária na sustentabilidade global. “O Fórum será uma oportunidade de mostrar a relevância da agricultura, da pecuária e da silvicultura na consolidação de um modelo de produção sustentável, alinhado às diretrizes internacionais da ONU e da FAO. O bom entendimento sobre sequestro de carbono, aquecimento global e práticas agronômicas e veterinárias adequadas é essencial para o crescimento sustentável da atividade produtiva e da pecuária gaúcha”, afirma o presidente eleito da Farsul. 


A carne vermelha na economia verde

A solenidade de abertura do 3º Universo Pecuária trás como temática central “A carne vermelha na economia verde”, reforçando a importância da atividade como protagonista nas práticas de sustentabilidade e mitigação climática. Segundo Davi Teixeira, o encontro reforça o papel do evento em conectar produção e conservação. “Estamos com grande expectativa para o terceiro Fórum de Pecuária Sustentável e Mudança Climática, porque ele traduz exatamente um dos propósitos do Universo Pecuária: conectar a produção primária às demandas globais por clima e meio ambiente. A temática da carne vermelha na economia verde reforça as oportunidades que a pecuária oferece para ser compreendida como solução para as questões climáticas e de emissões, sobretudo pelo sequestro e estoque de carbono no solo, que atua como um grande filtro natural”, destaca. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Daniele Araldi

POR

Daniele Araldi

COP 30 Anterior

COP 30

Safra 2025/26 com projeções otimistas Próximo

Safra 2025/26 com projeções otimistas