Realizada desde 2000, em Não-Me-Toque/RS, a Expodireto chega na sua 25ª edição como uma das maiores feiras do agronegócio nacional e internacional. Neste ano acontece de 10 a 14 de março com mais de 550 expositores confirmados. Com objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da agropecuária, o evento é palco de seminários, fóruns, novas tecnologias, oportunidades de negócios, inovações e debates ligados ao setor agro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Os números
Com um parque com mais de 130 hectares, em 2024, todos os números atingiram recordes: foram mais de 377 mil visitantes, 577 expositores e R$ 7,9 bilhões em negócios. A feira conta com espaços de produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, máquinas e equipamentos, área de meio ambiente, área internacional, arena agrodigital, fóruns e debates.
Sobre a cotrijal
A Expodireto é organizada pela Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, com sede em Não-Me-Toque/RS. Maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul, a Cotrijal está presente em 53 municípios, com 78 unidades de recebimento de grãos, além de unidade de beneficiamento de sementes, fábrica de rações, TRR, complexo de 32 lojas, 15 supermercados e um atacado. Atende mais de 17 mil associados e suas famílias, levando assistência técnica e veterinária, produtos e serviços para melhorar a rentabilidade e a qualidade de vida do produtor.
Centro de formação profissional rural do Senar
Foi anunciado o início das obras do primeiro Centro de Formação Profissional Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em Hulha Negra, no RS. Da aquisição do terreno ao início das operações, a instalação da instituição educacional na região da Campanha vai demandar um investimento de R$ 60 milhões. “O centro será grande diferencial para o agronegócio gaúcho, proporcionando formação profissional de alto padrão e contribuindo diretamente para o desenvolvimento do setor. Nosso objetivo é preparar trabalhadores rurais para lidar com as demandas crescentes, como o avanço das tecnologias no campo”, aponta o superintendente do Senar/RS, Eduardo Condorelli.