Daniele Araldi

Começa o Encontro da Pecuária de Corte

Na sua 32ª edição, começa na próxima quinta-feira, o ENCORTE – Encontro da Pecuária de Corte, com foco na produção bovina e ovina. Um dos maiores eventos do Estado discute a cadeia produtiva da carne e acontece da próxima quinta-feira a sábado, reunindo produtores rurais, técnicos e acadêmicos no anfiteatro do Centro de Ciências Rurais, na Universidade Federal de Santa Maria.

Na pauta, o futuro da cadeia produtiva. Com uma programação recheada de grandes nomes do agro, entre as palestras do evento, destaca-se “Análise e perspectivas para a pecuária de corte”, com o economista chefe da Farsul, Antônio da Luz, e a presença dos Agronautas, um podcast no Spotify, que debate temas atuais da pecuária de corte. O grupo, formado por Roberto Grecellé, Ricardo Oaigen, Ana Doralina Menezes, João Paulo Schneider e Yara Suñe, apresenta-se no final da tarde de quinta-feira.

Missão mexicana em Santa Maria

Santa Maria está na rota da comitiva mexicana que percorre nove Estados brasileiros, entre eles o Rio Grande do Sul. Além de Santa Maria, mais quatro municípios gaúchos estão no roteiro: Alegrete, São Gabriel, Bagé e Uruguaiana. A missão, com gerenciamento do MAPA, está examinando unidades de produção pecuária em relação à compra de carne sem osso no país e poderá abrir novos mercados para a carne gaúcha.

Embrapa 50 anos

Orgulho para o agro brasileiro, a Embrapa completou 50 anos na última semana. Para o chefe geral da Embrapa Trigo, Jorge Lemanski, muito mais do que criar tecnologias visando maior produtividade, a instituição está ligada à transformação econômica e social do país. “Através de suas pesquisas, a instituição ajudou o Brasil a saltar de uma condição de importador líquido na década de 1960 para ser, hoje, o maior exportador líquido de alimentos do mundo”. As contribuições vão desde a introdução do plantio direto nas lavouras até o desenvolvimento de insumos biológicos. Vida longa à Embrapa.

Projeto Alianza Mais

Lançado nos últimos dias, o projeto com aporte de R$ 40 milhões, irá fortalecer as iniciativas que buscam a preservação do Pampa. O “Alianza Mais” tem como objetivo integrar produção pecuária e conservação do bioma, capacitando produtores, incentivando e fortalecendo negócios no campo para tornar a prática sustentável atrativa comercialmente.

Fortalecimento do bioma Pampa

A iniciativa prioriza a preservação e a biodiversidade do Pampa por meio de incentivo a técnicas de manejo favoráveis ao meio ambiente. Atualmente, a Alianza del Pastizal tem 308 produtores no RS. A expectativa é passar de 500 nos próximos anos e aumentar a área de campo nativo preservado na metade sul do Estado. Hoje, são 160 mil hectares nessa condição conservada. A importância é mostrar ao produtor que o modelo de produção pode, inclusive, aumentar o valor agregado da carne gaúcha.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Daniele Araldi

POR

Daniele Araldi

Anterior

Aumentam as exportações de proteína animal

Próximo

Começa o Encontro da Pecuária de Corte