A APUSM tem a satisfação de registrar a importante homenagem recebida pelo professor José Zanella, atual Vice-Presidente do Circolo Friulano da Associação Italiana de Santa Maria e Cônsul Honorário do Friuli no Brasil, durante a Giornata dei Corregionali all’Estero, realizada em 11 de novembro de 2025, em Trieste, na Itália. O evento é promovido pelo Consiglio Regionale do Friuli Venezia Giulia e reuniu autoridades regionais e representantes de comunidades friulanas de diversos países.

Zanella participou como palestrante oficial, representando os corregionais friulanos que vivem fora da Itália, um convite feito pelo presidente do Consiglio Regionale, Consigliere Mauro Bordin, como reconhecimento ao trabalho realizado na promoção dos laços culturais, sociais e institucionais entre o Friuli Venezia Giulia e a comunidade de descendentes instalada no Brasil. Sua presença destacou o papel fundamental das associações italianas na preservação das tradições e no fortalecimento do vínculo identitário entre os descendentes e sua região de origem.
O professor destaca que a homenagem representa o esforço coletivo de todos os envolvidos no trabalho cultural realizado em Santa Maria:
“O sentimento que tenho é de reconhecimento pelo trabalho realizado não somente por mim, mas por toda a equipe do Círculo Friulano junto à Associação Italiana de Santa Maria. A cerimônia ocorreu no parlamento da região do Friuli, equivalente à nossa Assembleia Legislativa, e tive a oportunidade de me manifestar em italiano por 40 minutos para todos os conselheiros regionais, o presidente da região e o presidente do Conselho. Foi uma experiência única, especialmente pelo fato de eu ser o único homenageado. Sou extremamente agradecido e devo isso a todas as pessoas que fizeram essa história comigo e que permitiram esse reconhecimento no exterior.”
Zanella destacou ainda a atenção das autoridades italianas à diáspora friulana:
“Eles valorizam muito os ‘corregionais’ que vivem fora da Itália e se preocupam em manter esse vínculo vivo. Para nós, é um orgulho manter esse contato com a região de onde vieram nossos antepassados.”
A Giornata dei Corregionali all’Estero reuniu presidentes de associações de descendentes friulanos, conselheiros regionais e a principal autoridade da região, o presidente Massimiliano Fedriga, reforçando a importância desse encontro anual que celebra a união entre o Friuli e suas comunidades espalhadas pelo mundo.
Com este reconhecimento, o professor José Zanella leva o nome da APUSM, da Associação Italiana de Santa Maria e da comunidade friulana gaúcha a um dos mais relevantes espaços institucionais da região italiana, um motivo de grande orgulho para todos que compartilham dessa trajetória de preservação cultural, identidade e pertencimento.