Vizinhança reunida com diversão, brincadeiras e música marcam a retomada do tradicional Dia do Vizinho em Santa Maria

Vizinhança reunida com diversão, brincadeiras e música marcam a retomada do tradicional Dia do Vizinho em Santa Maria

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Dia do Vizinho na Rua João Batista Brondani, na Região Leste, de Santa Maria


Este domingo foi um dia para resgatar uma festa antiga da cidade e construir novas memórias e histórias sobre Santa Maria. Após sete anos sem a tradicional confraternização comunitária, neste 20 de agosto de 2023, o Dia do Vizinho foi oficialmente retomado com uma programação diversa em 22 bairros diferentes, que ocorreu entre 8h e 17h. A celebração é resultado de uma parceria entre o Grupo Diário, prefeitura, e os moradores santa-marienses que ajudaram a reconstruir um dia para fortalecer vínculos e convivência.

– O Grupo Diário está muito satisfeito com o que viu e sentiu neste domingo. A retomada do Dia do Vizinho com este vigor e esta fraternidade verificada nas ruas é uma prova de que os santa-marienses valorizam esse vínculo de amizade e querem fortalecê-lo cada vez mais. Pra nós, é mais uma oportunidade de abraçar nossos leitores, ouvintes, telespectadores e todos os nossos parceiros – comemora a diretora de Jornalismo, Fabiana Sparremberger do Grupo Diário, que visitou as ruas durante todo o dia junto com o repórter Gilberto Ferreira, do Bei nos Bairros, e o colunista Deni Zolin.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, também percorreu as ruas que se inscreveram e participaram da iniciativa. Segundo Pozzobom, a retomada do Dia do Vizinho já era esperada há muitos anos na cidade.

– Agradecemos por esse dia tão importante, de amizade, de amor e de carinho. Quero também agradecer de coração ao Grupo Diário, que teve essa grande participação e parceria com a prefeitura na retomada do Dia do Vizinho – diz o prefeito Jorge Pozzobom.

Criançada se divertiu na Rua F, no Residencial Montebello, em CamobiFoto: Nathália Schneider (Diário)

Para os moradores conseguirem realizar a festa com tranquilidade, ruas e avenidas foram fechadas com bloqueio temporário no domingo. Nestes locais, a circulação de veículos deu lugar à uma decoração com bandeirinhas, enfeites e faixas. Na maioria das ruas, o que não faltou foi o tradicional churrasco, ao meio-dia, com carne assada ao ar livre pelos vizinhos. Em algumas ruas, o almoço foi risoto e teve moradores que organizaram até café da manhã. Nas bebidas, teve quem preferiu participar das rodas de chimarrão e outros que optaram pela cerveja gelada no domingo em que a temperatura ficou em torno de 20°C.

Para as crianças, brinquedos foram instalados, como cama elástica e escorregadores. Gincanas também foram organizadas para os pequenos se divertirem durante o dia. Se engana quem pensou que somente a criançada ganhou diversão com brincadeiras. Os adultos puderam participar da dança da cadeira e praticar de competições esportivas.

Brinquedos foram instalados nas ruas para as crianças aproveitarem o domingoFoto: Nathália Schneider (Diário)

Alguns bairros realizaram oficinas temáticas e exposições de fotografias. Outro destaque do dia foram as atrações musicais, com muita música gaúcha e pagode, por exemplo. 

A programação de cada rua foi criada pelos próprios moradores. O relato em comum encontrado nas vias que as equipes do Diário e da prefeitura visitaram foi de que o Dia do Vizinho gerou aproximação entre quem convive próximo diariamente, mas, em função de uma rotina atribulada, não consegue se reunir para fortalecer os laços. Agora, a expectativa é que a retomada da data em Santa Maria resgate e incentive uma boa convivência comunitária na cidade.

A primeira edição do Dia do Vizinho foi implementada pela prefeitura de Santa Maria e contou com o apoio do jornal A Razão que, ao passar do tempo, tornou-se organizador da comemoração. 

O evento, que durou mais de 25 anos consecutivos, de 1989 a 2015, começou com uma ideia trazida de outro município para fomentar a união comunitária. No auge, 100 ruas participaram do que era considerado simbólico – ruas fechadas, refeições compartilhadas e vizinhos conectados. A data faz parte do calendário de Santa Maria no terceiro domingo de agosto. Os vizinhos é que realizam a festa, que pode contar com o apoio do poder público e sociedade civil.

Dia do Vizinho foi celebrado em 22 bairrosFoto: Nathália Schneider (Diário)

Diante da adesão das vizinhanças de Santa Maria na retomada da celebração deste domingo, o gerente geral do Grupo Diário, Alexandre De Grandi, reforça que o saldo do evento foi positivo:

– Fomos premiados com um dia de tempo bom, que foi fundamental para as pessoas irem para a rua, na frente de suas casas. Desde as primeiras horas de domingo, circulamos pela cidade acompanhando os diferentes tipos de programação, festas com brinquedos para crianças, atividades, música e muita comida boa. Isso mostra o acerto dessa retomada do Dia do Vizinho, que teve como principal objetivo estimular o bom convívio entre aqueles que moram perto e tem muitas coisas em comum da vizinha. Estamos muito felizes com a adesão de Santa Maria na festa que é a cara da nossa cidade e da nossa comunidade  – relata Alexandre De Grandi.

Confira como foi o Dia do Vizinho nas regiões de Santa Maria:

Edição impressa do final de semana terá caderno especial

No próximo final de semana, 26 e 27 de agosto, a edição impressa do Diário contará com um caderno especial de 16 páginas com os registros do Dia do Vizinho.

A partir do caderno, os participantes terão mais uma recordação deste dia que marca a retomada do evento para a comunidade santa-mariense. As fotos foram produzidas durante o evento pelas equipes do Grupo Diário e da prefeitura de Santa Maria.

A cobertura colaborativa e compartilhada do Dia do Vizinho

Para a cobertura do Dia do Vizinho, o Diário contou com uma parceria firmada com a prefeitura de Santa Maria. Separadas em duplas, fotógrafos e repórteres, as equipes percorreram todas as ruas inscritas durante toda a programação.

Já nas redes sociais, foram produzidos registros, tanto pelas equipes, quanto pelos organizadores e moradores dos bairros. As fotos e vídeos foram repostados no Instagram do Diário, do Bei e da prefeitura.

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Além disso, vídeos em tempo real foram feitos direto das ruas no Facebook do Bei. Os repórteres realizaram entradas ao vivo para a Rádio CDN durante a realização do evento com entrevistas relatando as atividades que estavam acompanhando.

Para a premiação do evento, um dos critérios foram as publicações de fotos com a hashtag #DiadoVizinhoSM. As ruas que fizeram postagens neste formato serão avaliadas pelas atividades, decorações e engajamento.

A festa é realizada pela prefeitura e tem a promoção do Grupo Diário e do Bei, com patrocínio da Construtora Jobim e Delivery Much, apoio de Via Glasses, Risoto Gourmet, Bartzen Bier e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/SM).

*Colaboraram Bernardo Abbad, Bibiana Pinheiro, Leticia Klusener, Bianca Guimarães e Gilberto Ferreira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Chamada oral do Vestibular UFSM ocorre nesta segunda-feira e outras cinco notícias Anterior

Chamada oral do Vestibular UFSM ocorre nesta segunda-feira e outras cinco notícias

Dia do Vizinho: Região Oeste teve brincadeiras e competições entre os moradores Próximo

Dia do Vizinho: Região Oeste teve brincadeiras e competições entre os moradores

Geral