UFSM contabiliza estragos causados pela chuva e suspende aulas da próxima semana em Santa Maria e Cachoeira do Sul

*colaborou Letícia Klusener

UFSM contabiliza estragos causados pela chuva e suspende aulas da próxima semana em Santa Maria e Cachoeira do Sul

Foto: Beto Albert (Diário)

Um açude próximo ao prédio da reitoria, no campus de Camobi, transbordou na terça-feira (30).

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou a contabilizar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram todo o Estado desde segunda (29). O campus de Santa Maria, em Camobi, está sem conexão de internet e com instabilidade na rede de celulares.  Equipes também trabalham na recuperação do arquivo da UFSM, que teve a sala submersa. Segundo o reitor da instituição, Luciano Schuch, foram fornecidas lonas e alimentação para os 1.600 alunos que moram na universidade. A instituição suspendeu as atividades acadêmicas da próxima semana, de 6 a 10 de maio. Trabalhos administrativos devem ser feitos a distância. 

— Estamos sem internet porque rompeu a fibra que vem para a cidade e eles ainda não sabem onde, porque está tudo debaixo d'água. Estamos, sem sistemas, mas ele vai voltar gradativamente. A gente pede calma para nossa comunidade — pede Schuch.

Agora, uma das prioridades é oferecer suporte para os 1.600 estudantes que moram na instituição que, além da falta de internet, também lida com a instabilidade no sinal de telefone devido à queda de uma das antenas da região. 

— A gente conseguiu fazer esse atendimento nesses últimos dois dias, desde lona para onde houve infiltração, alimentação e todo o apoio que preciso. Estão todos bem, mas todo mundo está muito abalado com essa situação.

Confira a nota abaixo

A gestão da UFSM informa que estão suspensas as atividades acadêmicas nos campi de Santa Maria e Cachoeira do Sul na semana de 06 a 10 de maio. Já as atividades administrativas poderão ser desenvolvidas de forma remota.

Os campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões seguem com atividades normalizadas e sendo monitorados para qualquer mudança climática.

A decisão foi tomada em função das fortes chuvas no nosso Estado, que ocasionaram estragos diversos. Inclusive, houve o rompimento da fibra ótica externa que garante o funcionamento do sistema de internet e portais da UFSM.

O Restaurante Universitário do campus sede está funcionando normalmente apenas para moradores da Casa do Estudante.

A gestão da instituição está atuando de forma presencial na tentativa de retornar as atividades à normalidade o mais rápido possível. Na próxima sexta, 10, será feito novo comunicado sobre continuidade das atividades a partir do dia 13 de maio.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

​Arquivo
Uma equipe trabalha na recuperação dos documentos perdidos no arquivo da UFSM. A sala, localizada no subsolo da reitoria, foi invadida pela água de um açude próximo ao prédio. O arquivo tem cerca de 8 mil caixas-arquivos que contam a história da instituição. De acordo com o reitor, parte do material pode ser recuperada, porém, todos os documentos históricos foram perdidos.

— O nosso arquivo tinha microfilmagem, eles não estavam todos digitalizados ainda, mas a gente pode resgatar alguns deles. Estamos tentando contato com outros protetores e técnicos que passaram por isso para recuperar esses documentos — ressalta.

Veja o vídeo:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Das mais de 80 escolas da rede municipal, 41 permanecem sem aulas em Santa Maria Anterior

Das mais de 80 escolas da rede municipal, 41 permanecem sem aulas em Santa Maria

Instituições de ensino de Santa Maria suspendem atividades devido ao temporal; confira a lista Próximo

Instituições de ensino de Santa Maria suspendem atividades devido ao temporal; confira a lista

Educação