Instituições de ensino de Santa Maria suspendem atividades devido ao temporal; confira a lista

Instituições de ensino de Santa Maria suspendem atividades devido ao temporal; confira a lista

Foto: Beto Albert (Diário)

A chuva histórica que atinge a Região Central tem impactos, também, na área da educação. Redes de ensino públicas e privadas, da Educação Básica à Superior, suspenderam as atividades presenciais nos próximos dias.



A Universidade Franciscana (UFN) optou por modificar o formato das atividades acadêmicas para a modalidade online síncrona, entre hoje e sábado. “Destacamos a importância de que todos os membros da comunidade universitária estejam atentos às informações oficiais fornecidas pelos canais de comunicação da Universidade e às orientações das autoridades locais, para garantir a segurança individual e coletiva. É fundamental ressaltar que a UFN permanecerá aberta para atividades em laboratórios, pesquisas e atendimento administrativo, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos”, informou a instituição.

 
Nesta quarta-feira (1º), a Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também emitiu uma nota informando sobre a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nos campi de Santa Maria e Cachoeira do Sul e do Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão de Silveira Martins na sexta (3).

 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Até o início da noite desta quarta, a região dos campi de Palmeira das Missões e Frederico Westphalen não foi atingida fortemente pela chuva e, portanto, ficam mantidas as atividades nesses locais. As condições meteorológicas seguem sendo monitoradas em todos os campi da UFSM.

 
“Precisamos seguir as orientações das autoridades e evitar deslocamentos não urgentes e permanecermos em casa. Os campi da UFSM são moradia para milhares de estudantes que vivem nas casas do estudante. Para eles, a UFSM está com equipe destinada para acompanhar e monitorar os possíveis estragos advindos do vento e da chuva”
, destaca a nota.

 
Ainda segundo a Reitoria, será realizada vistoria nas edificações da instituição para apurar danos causados pelas chuvas. Amanhã, a suspensão deverá ser reavaliada para os próximos dias.

 
Escolas da rede privada estão adotando medidas alternativas. Algumas optaram por manter aulas no formato virtual, enquanto outras suspenderam as atividades entre quinta (2) e sexta (3).


Rede municipal
As escolas da rede municipal também estão com as aulas suspensas, pelo menos hoje e amanhã. A decisão foi tomada após uma reunião no final da tarde de ontem entre representantes da prefeitura e da Secretaria de Educação, da Defesa Civil e das forças de apoio.

 
– A decisão de cancelamento das aulas nos dias 2 e 3 de maio ocorre por medida de segurança, pois as chuvas continuam. Ao mesmo tempo, solicitamos que, dentro de condições de segurança para os envolvidos, as escolas continuem de portas abertas para acolhimento e cuidado com nossas comunidades – destacou a secretária Lúcia Madruga.


Rede estadual
O governo do Estado suspendeu as aulas na rede pública estadual para hoje e amanhã em todo o Rio Grande do Sul. A medida, adotada por determinação do governador Eduardo Leite, vale para todas as escolas estaduais e segue orientações da Defesa Civil. As orientações relativas à reposição dos dias letivos serão divulgadas até sexta-feira.


De acordo com a última atualização do governo estadual, feita às 18h de quarta, 315 escolas, em 133 municípios, foram afetadas de alguma forma pelas chuvas. Dessas, 97 foram danificadas.

 
Desde a última terça-feira (30), a Secretaria de Educação, por meio das coordenadorias regionais, e a Secretaria de Obras Públicas (SOP), com suas regionais, têm monitorado a situação das escolas nos municípios mais atingidos pelas chuvas.


Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM contabiliza estragos causados pela chuva e suspende aulas da próxima semana em Santa Maria e Cachoeira do Sul Anterior

UFSM contabiliza estragos causados pela chuva e suspende aulas da próxima semana em Santa Maria e Cachoeira do Sul

Governo do Estado suspende as aulas da Rede Estadual na quinta e sexta por conta das fortes chuvas Próximo

Governo do Estado suspende as aulas da Rede Estadual na quinta e sexta por conta das fortes chuvas

Educação