Dia do Exército: solenidade entrega honrarias a personalidades civis e militares em Santa Maria

Dia do Exército: solenidade entrega honrarias a personalidades civis e militares em Santa Maria

Foto: Mateus Ferreira

O Dia do Exército foi comemorado nesta sexta-feira (19), em Santa Maria, com uma cerimônia no 4º Batalhão Logístico (4º Blog). O evento teve início com a apresentação da tropa. Em seguida, o general Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), leu a Ordem do Dia e fez referência aos combatentes da Batalha dos Guararapes, onde os soldados luso-brasileiros, mesmo em desvantagem numérica, derrotaram as forças holandesas. Esse embate marca o surgimento do Exército no país.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


- A batalha se tornou um símbolo da resistência nacional. A luta contra os invasores evidenciou a bravura do soldado brasileiro que esteve unido pelo nascente sentimento de amor à terra. Naquela batalha, indígenas, brancos e negros lutaram lado a lado, inspirados pela aliança materializada no compromisso de defender a nossa pátria – disse o comandante durante seu discurso.


O general Pimentel também lembrou sua trajetória vestindo a farda verde-oliva do Exército Brasileiro:


- Mais do que os anos em que sou general aqui em Santa Maria, são 42 anos vestindo essa farda. Então, é uma alegria muito grande comemorar o dia de hoje. Nós, de fato, desenvolvemos um sentimento de pertencimento muito forte a essa instituição que é o Exército Brasileiro. Cada dia que acordamos é sempre um orgulho saber que estou servindo a Pátria.


Após a leitura da Ordem do Dia, foram entregues a Medalha Ordem do Mérito Militar e o Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro. A distinção foi atribuída para personalidades que dedicaram sua vida ao Exército com diversos serviços prestados.


Entre os homenageados estava o tenente Sérgio Iran Beck, que dedicou 35 anos de serviços prestados ao Exército Brasileiro. Com orgulho, ele falou da homenagem e da medalha recebida.


- Receber essa condecoração, na data em que comemoramos mais um aniversário do nosso exército, é uma satisfação pessoal e profissional. Para mim, significa o reconhecimento e a valorização do nosso trabalho. Eu dediquei 35 anos à nossa pátria, e sinto muito orgulho do meu trabalho – relata o militar.


Outra homenageada foi a professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Vanessa Barbisan Fortes, que recebeu o Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro. Há quase 20 anos, ela desenvolve trabalhos no Campo de Instrução de Santa Maria (Cism) com os bugios que residem no local.


- Desde 1996, eu desenvolvo um trabalho com os bugios aqui no Campo de Instrução. E a partir de 2009, já como docente da UFSM, acabei desenvolvendo muitos projetos em conjunto com a veterinária aqui do Cism. Então, receber essa homenagem na data de hoje, me deixa muito honrada e feliz. Só tenho mesmo que agradecer pelo reconhecimento do meu trabalho – declarou Vanessa.


A cerimônia comemorativa ao Dia do Exército contou com a presença de autoridades civis e militares, entre elas estavam o coronel Fábio Martins da Silveira, chefe do Estado Maior da 3ªDE; o coronel-aviador Daniel Lames de Araujo, comandante da Base Aérea de Santa Maria; Regis Moro dos Santos, chefe do Núcleo Operacional da Delegacia de Polícia Federal; o tenente coronel Marcus Giovanni Mello da Silva, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon); o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB); o vereador Pablo Pacheco (PP), representando a Câmara de Vereadores de Santa Maria; além de personalidades portadores da Medalha Exército Brasileiro e Colaboradores Eméritos do Exército.


DIA DO EXÉRCITO

A data remete ao dia 19 de abril de 1648, quando ocorreu a Primeira Batalha dos Guararapes, episódio fundador da nacionalidade brasileira, durante as lutas de portugueses e brasileiros contra os invasores holandeses, na capitania de Pernambuco. A batalha alimentou a união de brasileiros e o senso de pertencimento à terra pela necessidade de proteger o território e as famílias que aqui viviam. Esse fato histórico deu origem às bases do que seria o atual Exército Brasileiro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria terá a implantação de uma unidade do Tudo Fácil Anterior

Santa Maria terá a implantação de uma unidade do Tudo Fácil

10ª Cozinha Comunitária de Santa Maria será inaugurada na próxima semana Próximo

10ª Cozinha Comunitária de Santa Maria será inaugurada na próxima semana

Diário de Santa Maria