Suspeito de matar seis pessoas em Santa Maria, incluindo mãe e dois filhos, é preso no Mato Grosso do Sul

Suspeito de matar seis pessoas em Santa Maria, incluindo mãe e dois filhos, é preso no Mato Grosso do Sul

Foto: Reprodução

Santa-mariense de 24 anos, que estaria escondido em uma chácara de Ponta Porá, na fronteira do Paraguai, foi preso no sábado pela PF, com ajuda da Força de Segurança Nacional

A Polícia Federal do Mato Grosso do Sul prendeu um santa-mariense de 24 anos, que era procurado há três anos por envolvimento em uma série de homicídios em Santa Maria. Entre os crimes do qual é acusado, está o triplo assassinato de uma mulher e os dois filhos. O crime brutal aconteceu em 2021, no Residencial Zilda Arns, no Bairro Diácono Pozzobon. Na época, a casa da família também foi incendiada.

 
A prisão ocorreu no último sábado (13) em Ponta Porã, na fronteira do Paraguai. O suspeito possui que uma extensa ficha criminal, com mais de 20 registros por crimes que incluem roubo a pedestres, extorsão, invasão domiciliar, seis homicídios, tráfico de drogas, posse ilegal de arma, associação criminosa e agressão física. Os assassinatos teriam acontecido entre 2018 e 2022. Ele estaria morando em uma chácara com fácil acesso à fronteira com o país vizinho.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A operação foi conduzida em cooperação com policiais civis de Santa Maria, Polícia Federal e membros da Força Nacional de Segurança Pública, que trocaram informações para localização e prisão do suspeito, cujo mando de prisão foi expedido em abril de 2021. O jovem é apontado como líder de uma organização criminosa envolvida na expulsão violenta de moradores de suas residências, que eram posteriormente utilizadas para o comércio de drogas. Algumas das vítimas fugiram, enquanto outras foram mortas.

 
No contexto da Operação Air Mode, realizada em outubro de 2023, o jovem é apontado como responsável pelo envio de 22 remessas contendo drogas e armas de Ponta Porã para Santa Maria, utilizando serviços de empresas aéreas. O delegado Marcelo Mendes Arigony, atual titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Santa Maria, destaca a importância da prisão.

 
– Essa captura é resultado da integração entre as forças de segurança. Com essa ação conjunta, pudemos efetuar a prisão de um indivíduo de extrema periculosidade, que estava foragido e envolvido em diversos crimes. Essa prisão é de grande importância para as forças de segurança e reflete o intenso trabalho e a integração que vem gerando resultados significativos para Santa Maria e região – diz.

 
Já titular da 4ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, delegado Antonio Firmino Neto, ressalta que a investigação policial que resultou na prisão preventiva foi determinante, assim como a representação feita por ele. Firmino e sua equipe foram responsáveis pela prisão de várias outras pessoas envolvidas em extorsão, que expulsavam moradores de suas casas para usá-las como ponto de venda de drogas, esconder armas e cometer outros crimes.

 
– O empenho da equipe de investigação da 4ª DP foi essencial para a captura desse indivíduo altamente perigoso, e esperamos que ele permaneça atrás das grades por muito tempo – disse o delegado.

Daniela Medianeira dos Santos, 39 anos, e os filhos Petrick, 4, e Guilherme, 15, foram mortos a tiros e tiveram corpos carbonizados em incêndio em abril de 2021 no Bairro Diácono Pozzobon Foto: Renan Mattos (BD, 20/04/2021)

Segundo acusado foi condenado

O promotor de Justiça Criminal Thomás Henrique de Paola Coletto afirma que o Ministério Público poderá dar continuidade ao processo criminal que envolve o suspeito, pois estava no aguardo de sua prisão.

 
– Graças a esta prisão, vai ser possível prosseguir os processos criminais que estavam suspensos em razão da não localização deste foragido – diz.

 
Um desses processos é bastante rumoroso. Junto com um comparsa, de 23 anos, o jovem teria matado uma mãe e dois filhos e ainda incendiado a casa da família, carbonizando os corpos. O crime aconteceu na madrugada de 20 de abril, quando Daniela Medianeira dos Santos, 39 anos, e os filhos Petryck dos Santos Oliveira, 4, e Guilherme dos Santos Rodrigues, 15, foram mortos a tiros e tiveram os corpos queimados na casa da família na Rua 20 do Residencial Zilda Arns.

 
O outro envolvido no crime foi preso na época e condenado, em 2023, a 53 anos de prisão pelo crime. O MP recorreu para aumentar a pena do réu.

 
O delegado Gabriel Gonzales Zanella, titular da Delegacia de Homicídios na época dos crimes, foi uma das peças fundamentais nessa investigação e na prisão do suspeito. Zanella afirma que essa prisão só foi possível graças ao trabalho conjunto das autoridades de segurança pública, que não mediram esforços para capturar esse criminoso e garantir que ele seja responsabilizado pelos seus atos.

 
– A comunidade de Santa Maria pode ficar mais tranquila agora, sabendo que esse criminoso está atrás das grades e não representará mais uma ameaça para a sociedade. É importante reconhecer o trabalho árduo e dedicado dos policiais envolvidos nessa operação, que não descansaram até que o suspeito fosse capturado – ressalta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Rafael Menezes

[email protected]

Ameaças por aplicativo de mensagens e ligações deixam empresários santa-marienses em alerta Anterior

Ameaças por aplicativo de mensagens e ligações deixam empresários santa-marienses em alerta

Jovem é preso suspeito de abusar sexualmente da própria irmã de 11 anos em São Sepé Próximo

Jovem é preso suspeito de abusar sexualmente da própria irmã de 11 anos em São Sepé

Polícia/Segurança