Ameaças por aplicativo de mensagens e ligações deixam empresários santa-marienses em alerta

Ameaças por aplicativo de mensagens e ligações deixam empresários santa-marienses em alerta

Foto: Maiara Bersch

Nos últimos meses, um clima de apreensão tem se instalado entre empresários e profissionais liberais de Santa Maria devido a relatos crescentes de supostas ameaças feitas por facções criminosas. Os bandidos costumam entrar em contato direto, seja por telefonemas intimidadores ou mensagens, nas quais demonstram conhecimento detalhado sobre a vida pessoal e profissional das vítimas. Eles oferecem “proteção” em troca de dinheiro.

 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


O que assusta é que os criminosos têm acesso a informações sigilosas, como endereços, nomes de familiares e detalhes sobre as rotinas diárias dos empresários. Isso aumenta a angústia de quem é contatado.


Um empresário local, que preferiu não se identificar por questões de segurança, compartilhou sua experiência com a reportagem do Bei.


– Recebi uma ligação, na qual o interlocutor afirmava fazer parte de uma facção criminosa. Ele tinha informações precisas sobre minha família e até mesmo sobre meus negócios. Foi uma experiência extremamente amedrontadora – relata.


Da mesma forma, profissionais liberais também têm sido alvos de ameaças. Um advogado, que também preferiu manter seu anonimato, conta que recebeu uma ligação no final da tarde de uma pessoa que o chamou pelo nome. Também afirmou saber o seu endereço, seus dados pessoais e os da família. A intenção seria oferecer uma suposta proteção contra integrantes de outra facção.


– Ele me questionou perguntando se os “guris” estavam me respeitando e disse que era líder de uma facção, ligando para saber se não estavam vendendo droga na frente do meu escritório e fazendo bobagens – relata.


Ainda no contexto da ligação, o criminoso adotou um tom ameaçador, perguntando se ainda não teriam colocado um revólver em seu rosto ou tentado lhe dar um tiro. O advogado relatou que, ao questionar as intenções do interlocutor, recebeu uma resposta intimidadora.


– O senhor quer engrossar? Nós vamos engrossar. O que o senhor está pensando? O senhor está pensando em desligar. Não desligue, nós te achamos, doutor – disse a voz do outro lado da linha.
Diante disso, o advogado decidiu desligar e bloquear o telefone antes que fossem feitas quaisquer exigências ou chantagens.


– Cheguei a pensar em abandonar a cidade na mesma hora e ir embora para minha casa na praia e recomeçar minha vida lá – confessa o advogado, refletindo sobre o impacto emocional e psicológico das ameaças recebidas.


Bloqueio

Conforme o delegado regional da Polícia Civil, Sandro Luiz Meinerz, nos últimos tempos vem crescendo o número de ameaças feitas com uso de aplicativos, principalmente WhatsApp e Facebook. Para Meinerz, tratam-se de golpes praticados por supostos chefes de quadrilhas criminosas. Mensagens de áudio são comuns nesses casos.

 
– Esses indivíduos costumam mandar mensagens se dizendo chefes ou líderes de grupos criminosos que estão sendo denunciados pela pessoa que está recebendo esses áudios, ou então que tiveram algum tipo de prejuízo e suspeitam que a pessoa possa ter passado informações ou auxiliado a polícia para que alguém do grupo criminoso tenha sido preso – afirma.


O delegado alerta que a primeira coisa a se fazer nesses casos é bloquear esse contato e não dar conversa, não pagar nada nem fazer nenhum tipo de acerto com o bandido. Na sequência, deve registrar ocorrência na Polícia Civil, para que o caso seja investigado.


– São muitos os golpes e as fraudes que estão sendo praticados por telefone e aplicativos de comunicação. Então, muita atenção, muito cuidado, muita cautela. A polícia não quer que ninguém sofra prejuízo, e o prejuízo muitas vezes acontece porque as pessoas são afoitas, assustadas, e não se apegam a pequenos detalhes que evidenciam que é tudo um embuste. Uma mentira que tem um único objetivo de aferir vantagem econômica ilícita. Isso, na verdade, trata-se de estelionato – alerta Meinerz.


O delegado de Homicídios, Marcelo Arigony, acrescenta que grande parte dos crimes, atualmente, é praticado no meio digital, via internet, redes sociais e celulares. A distância entre criminoso e vítima facilita o golpe.

 
– Hoje o crime digital se mostra mais rentável até do que o tráfico de drogas, e os grupos criminosos entenderam isso focando bastante em estratégias ligadas a crimes cibernéticos próprios e impróprios. Estamos observando uma migração da criminalidade tradicional do furto, roubo e até do tráfico para as extorsões, ameaças e estelionatos à distância por meio da rede – sinaliza.


Evite golpes


Dicas de segurança

  • Se for procurado via mensagem ou telefone, não dê conversa e bloqueie o contato
  • Não pague nada nem faça qualquer acordo com o golpista
  • Na sequência, registre ocorrência na Polícia Civil, para que o caso seja investigado

Onde registrar ocorrência


Aplicativo ajuda gaúchos a não cair em golpes virtuais

Em 2020, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul lançou o aplicativo “PC Alerta”, disponível para celulares. O app é baseado na cartilha sobre golpes virtuais criada pela Divisão de Comunicação Social (DCS) da instituição, que mostra os golpes preferidos dos estelionatários e como se proteger.

 
Golpes como o da extorsão sexual e da clonagem de cartões bancários estão entre aqueles que ganham destaque no app.

 
A clonagem de cartões bancários, por sua vez, tem como principal alvo os idosos. Nele, a vítima é convencida por um falso atendente de agência bancária de que seu cartão foi clonado. Por telefone, o golpista coleta a senha da vítima e informa que um motoboy irá até ela para recolher o cartão e fazer o devido cancelamento do mesmo. Só que o motoboy é, na verdade, comparsa do estelionatário.

 
Na lista de golpes, estão também sites falsos, falsos sequestros, o parente internado, clonagem de WhatsApp e cartão de crédito, entre outros. O aplicativo mostra o caminho a ser adotado pela vítima para o registro da ocorrência e traz dicas para evitar cair na conversa dos golpistas.


Denúncias
O PC Alerta traz, ainda, um link direto para o site da Delegacia Online, o que facilita para o cidadão realizar denúncias, o próprio registro de uma ocorrência envolvendo esses golpes, ou mesmo outros delitos.

 
O aplicativo está disponível para Android e iOS, mas é preciso acessar um link no site informado. Também é possível acessar o PC Alerta no computador, pelo mesmo endereço.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Homem encontrado morto com marcas de tiro na cabeça em São Gabriel

Suspeito de matar seis pessoas em Santa Maria, incluindo mãe e dois filhos, é preso no Mato Grosso do Sul Próximo

Suspeito de matar seis pessoas em Santa Maria, incluindo mãe e dois filhos, é preso no Mato Grosso do Sul

Polícia/Segurança